Receba conteúdos e novidades da iugu
banner sobre websérie: ECONOMIADARECORRÊNCIA Tudo o que você precisa saber para alavancar a sua empresa contábilPowered by Rock Convert

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na redução da inadimplência escolar? Logo, encontrar soluções e estratégias pode favorecer, e muito, a saúde financeira de sua instituição. Sem falar que a tecnologia também beneficia o planejamento de novos investimentos ou projetos. 

Nesse artigo, você descobrirá como  tecnologia e o desenvolvimento de um software específico podem favorecer o controle da inadimplência escolar. Além disso, entenderá por que esses recursos podem aprimorar a sua gestão financeira

inadimplência escolar

Crédito: Freepik

Como a inadimplência escolar afeta uma instituição de ensino?

A crise econômica, o desemprego e a falta de uma política efetiva de cobrança são alguns aspectos que contribuem para aumentar o endividamento pessoal e o risco de inadimplência escolar. Devido a esses fatores, o bom desempenho financeiro é comprometido. 

Mesmo com a necessidade de proporcionar uma educação de qualidade aos filhos, muitos pais acabam deixando algumas contas pendentes para priorizar outras mais urgentes. Assim, a inadimplência escolar acontece. 

O princípio básico de uma escola é oferecer ensino de qualidade e desenvolver cidadãos pensantes, não é mesmo? No entanto, é preciso ter em mente que existe um negócio a ser administrado. Logo, quando o nível de inadimplência escolar se eleva, a saúde financeira de sua instituição é prejudicada. 

Sendo assim, como a lei não permite que um aluno seja impedido de continuar na escola durante o período vigente de um contrato, é fundamental antecipar o comportamento devedor de alguns clientes. Também é essencial criar estratégias de cobrança até a chegada do período de rematrícula.

Como a tecnologia pode ajudar na redução da inadimplência escolar?

Ao desenvolver um sistema de cobrança, a escola poderá unificar as informações cadastrais de todos os clientes e analisar melhor os perfis. Assim, é possível criar políticas preventivas ou, até mesmo, auxiliar um cliente em apuros com ofertas de negociação e melhores condições de pagamento.

A construção de um bom relacionamento comercial começa com o sentimento de empatia de ambos os lados. De um lado, pais e responsáveis entendem que, se desejam um ensino de qualidade para seus filhos em uma escola particular, precisam pagar em dia as mensalidades.

Do outro, cabe à escola estabelecer as políticas de cobrança e pagamento, chamando a atenção para a importância da adimplência. Afinal, é isso que mantém a escola em funcionamento e promove a oferta de serviços de qualidade. 

Um sistema automatizado possibilita um acompanhamento mais apurado de cada cliente e do histórico de pagamento. Esse processo dá margens para identificar se a inadimplência escolar é resultado de uma situação momentânea ou de um comportamento típico do mau pagador.

É viável, por exemplo, parametrizar o software com opções de pagamento, como cartão de créditoboleto bancário e débito em conta. Assim, é possível facilitar a gestão financeira da escola e ofertar aos clientes melhores possibilidades de manter as contas em dia.

Outro fator de relevância na utilização da tecnologia é o estabelecimento da régua de cobrança. Trata-se de um recurso sistêmico que permite instituir etapas de cobrança conforme o nível de inadimplência, desde a mais branda, com alertas de vencimento; até a mais agressiva, com apontamento judicial.

redução da inadimplência escolar

banner sobre ebook GUIA COMPLETO DE Nota Fiscal PARA NEGÓCIOS DIGITAIS E MARKETPLACESPowered by Rock Convert

Crédito: Freepik

Como estimular a redução de inadimplência escolar: 3 vantagens sensacionais

Além de melhorar a imagem da escola, a automação financeira cria uma atmosfera de controle e profissionalização. Assim, a tecnologia gera diversos benefícios que agregam valor à marca e conferem maior autoridade à instituição.

Quer conhecer mais  vantagens de como a tecnologia pode ajudar no controle da inadimplência escolar? Então, continue a leitura! 

1.Redução de custos operacionais

As tarefas manuais são maçantes e passíveis de erros graves, a cobrança indevida é um deles. Isso pode gerar prejuízos em um cenário já em posição desfavorável. A solução de automação tende a reduzir os diversos custos operacionais originados pelo retrabalho e processos desordenados.

2. Maior controle sobre os processos

Por falar em processos, o controle é inevitável com a utilização de um sistema de gestão de cobrança. A integração sistêmica, por meio da  API de pagamento, concentra todas as informações do cliente. Dessa forma, engloba desde o cadastro até a geração do pagamento e quitação das mensalidades.

Com isso, as mensalidades, os descontos, as cobranças de multas e juros serão atribuídos aos respectivos clientes de acordo com o perfil e comportamento de cada um, sem o risco de equívocos.

3. Automação de tarefas rotineiras

Apostar na tecnologia é fortalecer a ideia da inovação com uma ferramenta de otimização dos processos e controle de gestão. Com isso, o tempo de execução das atividades é  minimizado, tornando a rotina mais prática e eficiente.

Veja algumas atividades que o sistema pode absorver e tornar padrão. Por meio delas, todos os funcionários envolvidos podem ter acesso e dar continuidade ao atendimento ao cliente inadimplente. Dessa forma, não se perde o timing da negociação: 

  • geração e emissão de boleto;
  • envio de 2ª via;
  • alertas de vencimento;
  • controle da inadimplência por relatórios diários;
  • cálculo de juros e multas;
  • cobranças automáticas após o vencimento;
  • conciliação financeira;
  • parcelamento de dívida.

Por fim, a competitividade do mercado obriga todos os tipos de negócios que sobrevivem do pagamento de clientes a buscar alternativas para vencer a inadimplência. Sendo assim, é possível manter um mínimo de sustentabilidade financeira para continuar em atividade.

Para saber mais como diminuir a taxa de inadimplência de um negócio, basta assistir ao vídeo abaixo! 

Para quem deseja alcançar um grau elevado de excelência é fundamental buscar empresas parceiras e intermediadoras que tornem possível o uso da tecnologia inovadora como diferencial competitivo.

A Iugu é uma empresa intermediadora de pagamentos com expertise de mercado sobre as tendências em sistemas de cobrança. Além disso, tem grande êxito na implantação de ferramentas para otimização e controle de processos.

Se você gostou deste post sobre o uso da tecnologia para reduzir a inadimplência escolar é porque percebeu a oportunidade de desenvolver um sistema de cobrança eficiente. A Iugu conta com a melhor e mais completa API de pagamentos do mercado. Quer saber mais sobre ela e conhecer outras soluções fantásticas? Basta entrar em contato com a gente! Ficaremos contentes em demonstrar nossos serviços!

 

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
facebook-squarelinkedin-squaretwitterinstagrammenuarrow-right