Como fazer uma boa gestão de pagamento recorrente?

Escrito em 30 de Outubro de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Como anda a gestão de pagamento recorrente do seu negócio online? Para você que atua no mercado com vendas recorrentes, o sistema de cobrança recorrente é um excelente recurso para boas taxas de conversão e fidelização do cliente.

Realizar a gestão de pagamento recorrente é uma maneira inteligente utilizada pela empresa que deseja aperfeiçoar a gestão financeira e o controle das operações. Ela oferece ao empreendedor uma experiência de gestão que otimiza tempo e custos.

Neste post, você vai entender como funciona o processo de gestão de pagamento recorrente e as boas práticas para adoção desse método de movimentação das finanças, cada vez mais difundido entre as empresas do segmento, voltado a um público exigente. Mas antes disso, vamos responder a pergunta inicial:

O que é o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente se caracteriza, basicamente, pelo tipo de movimentação financeira realizada por meio de sistema automático e com regular periodicidade. Ele é praticado de acordo com os termos estabelecidos em contrato de prestação de um serviço ou fornecimento de um produto.

É um processo contínuo com data de vencimento, prazo determinado e permitido pelo consumidor — contratos de locação, prestação de serviços, aquisição de produtos —, podendo ser renovado ao final da vigência com geração de mensalidades pagas por recorrência, que somente cessam caso o cliente solicite.

O pagamento recorrente pode ser realizado por meio de:

Em todas as modalidades deve haver uma boa  gestão de pagamento recorrente eficiente, evitando as cobranças indevidas e as falhas no controle e conciliação financeira.

Conheça algumas práticas implementadas nas empresas e como elas podem validar a eficiência da gestão de pagamento recorrente.

Leia também: Principais erros cometidos na gestão de pagamentos recorrentes

Gestão de pagamento recorrente: Empregue métricas apropriadas

Métricas são ferramentas de controle e acompanhamento adequado que podem ser utilizadas nas operações financeiras, de receitas e despesas, servindo de amparo aos momentos estratégicos de tomadas de decisão.

Todas as transações efetivadas dentro do site permitem avançar ou recuar no mercado, conforme a produtividade e a rentabilidade apresentada. Eis algumas das métricas mais importantes de análise:

1) CAC — Custo de Aquisição por Cliente

Quanto custaram suas ações de marketing e vendas direcionadas para conquistar novos clientes? A média é alcançada com a soma dos custos empenhados e posterior divisão pelo número de contratos gerados em um determinado período.

Somente assim, você terá real dimensão se o negócio está caminhando de forma adequada.

Poderá avaliar se será necessário investir melhor para captar clientes e fidelizar os consumidores interessados no serviço que sua empresa oferece ou se é melhor recuar e traçar uma nova abordagem.

Confira no vídeo abaixo dicas de como conquistar e fidelizar clientes:

 

 

2) Churn Rate — Taxa de Cancelamento

É normal que um cliente cancele um serviço ou o envio de um produto por algum tipo de insatisfação ou desacordo comercial.

É preciso ficar atento ao percentual da taxa de cancelamento para que providências sejam tomadas a fim de evitar a desistência em massa, o que significa baixa performance e perda de receita recorrente.

3) Customer Lifetime — Tempo de vida do cliente

Qual o tempo médio de consumo dos serviços ou produtos da sua empresa pelo cliente, ou seja, qual é o ciclo de vida vinculado ao seu negócio?

A resposta a essa pergunta ajuda a definir o grau de satisfação do cliente e quais são as melhores estratégias para manter esse comportamento.

4) MRR — Receita Recorrente Mensal

Talvez essa seja a métrica de maior relevância do seu negócio, pois os investimentos e melhorias demandam manutenção dos contratos vigentes e aumento da receita recorrente.

Se há planos mensais ou antecipados — trimestre, semestre, ano — você precisará medir, em uma relação de cálculo do valor total das mensalidades, dividido pelo número de meses correspondentes ao contrato.

5) Ticket Médio

O ticket médio mensura os gastos dos clientes com os serviço ou produtos oferecidos pela sua empresa. Isso gera critérios de diferenciação na hora de conceder descontos ou promoções para clientes com melhor aproveitamento e que merecem um incentivo para continuar.

O vídeo abaixo mostra como aplicar descontos na sua fatura, confira:

 

 

6) Gerenciar as inadimplências

A inadimplência é um calcanhar de Aquiles para qualquer negócio que dependa da receita pontual de recorrência para manter ativo o seu processo de vendas. Por isso, ela precisa ser acompanhada de perto a fim de conter a propagação, dificultando o resgate e o recebimento das mensalidades atrasadas.

Tente entender quais são as causas geradoras da inadimplência e se podem ser melhoradas com uma gestão de pagamento recorrente preventiva. Verifique se o preço está adequado ao perfil do consumidor que busca em sua empresa a solução para as suas necessidades.

Será que o vencimento está adequado ou você pode parametrizar o sistema para cruzar informações sobre os prazos com maior índice de inadimplência e, assim, propor aos clientes sugestões de melhores datas?

7) Estudar as utilidades do software

Todas as estratégias anteriores serão comprometidas se não houver adequação às inovações tecnológicas e busca por um parceiro à altura do seu negócio. Ele deve ter expertise suficiente para orientar cada etapa na implantação de um processo de gestão de pagamento recorrente.

Busque pelas referências no mercado e pelos depoimentos de concorrentes que já utilizam um software específico para esse tipo de serviço, observando as funcionalidades e possibilidades de adequação ao seu negócio.

A iugu dispõe de uma solução inteligente, moderna e com melhor custo-benefício, possibilitando o gerenciamento e a otimização da cobrança recorrente com utilização de uma API de pagamentos para integrar sua base de dados de forma sistematizada reduzindo a margem de erros.

A iugu pagamentos é uma plataforma oferece um serviço diferenciado no mercado, com parametrização das principais funções para auxiliar sua gestão de pagamento recorrente, como:

  • geração de boletos registrados
  • flexibilidade de escolha da data de vencimento pelo cliente
  • envio de faturas e boletos para o e-mail do cliente
  • checkout transparente e ágil
  • segurança e sigilo das informações pessoais e de cartão de crédito
  • configuração de multa e juros
  • cobrança automática após o vencimento

Aproveite e confira no vídeo abaixo como faz essa cobrança após o vencimento:

 

 

Uma ferramenta que libere a gestão e o time envolvido para focar nas vendas e no atendimento ao cliente, pensando em soluções inovadoras de atração e fidelização é o que uma empresa precisa para desenvolver seus processos de um modo automático, mas com total controle de operação.

Lembre-se de que um bom planejamento financeiro exige um acompanhamento diário da movimentação financeira e que as informações sejam coerentes e reais para auxiliar na tomada de decisão.

Independentemente do segmento do seu negócio online, a experiência do consumidor na internet e o comportamento que ele adota de referência à sua marca nas redes sociais, por exemplo, determinam seu ranqueamento e sucesso no mercado de economia da recorrência.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração. Conte conosco para ajudar sua empresa a melhorar os processos de pagamentos.

Você gostou deste post sobre gestão de pagamento recorrente? Compartilhe em suas redes sociais!

Aproveite também para assinar nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações sobre este e outros assuntos sobre o mundo de pagamentos no seu email toda semana!

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech