Conheça as 6 melhores práticas de gestão financeira para marketplaces

Escrito em 18 de Abril de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A gestão financeira é fundamental para o bom andamento de um negócio. Sem ela, uma empresa, por mais bem posicionada que esteja no mercado, corre sérios riscos de sofrer abalos que comprometam o crescimento saudável e sustentável.

Para os marketplaces, controlar as finanças é ainda mais importante, pois as vendas estão conectadas a diversos fornecedores — sellers —, e a distribuição correta do  mantém a confiança e a permanência da parceria.comissionamento

Neste post vamos falar da importância da gestão financeira para as empresas de negócio online. Também vamos disponibilizar dicas com as 6 melhores práticas para marketplaces visando à otimização dos processos e maior confiabilidade corporativa!

O que é a gestão financeira?

O marketplace tem uma atmosfera interativa e conectada a diversas mídias para acompanhar as impressões deixadas pelos consumidores que podem se tornar clientes no futuro. Por isso, o ambiente é dinâmico, com um diálogo leve e sugestivo.

Para que esse universo envolva o consumidor e ofereça uma experiência agradável de compras, por trás age o departamento de finanças. É esse setor que controla e administra todos os recursos empregados para fazer a engrenagem girar.

A gestão financeira é, portanto, a capacidade que uma empresa tem de analisar as contas de entrada e saída. Além disso, vê a necessidade de investimentos ou financiamentos para subsidiar as vendas e garantir o giro do negócio e um bom faturamento.

Com acesso a dados reais das transações e movimento do fluxo de caixa, será mais fácil tomar decisões sobre as políticas de cobrança, por exemplo. O cenário financeiro e as prospecções de vendas, bem como a origem do quantitativo de faturamento, vão dar embasamento para a implantação de novas soluções financeiras.

6 práticas financeiras para marketplaces

1. Definir um orçamento de gastos

Quanto sua empresa pretende gastar em um determinado período? Não só as despesas propriamente ditas devem ser alvo de análise: aquilo que ainda não foi realizado, mas que pode ser previsto, deve ocupar um lugar preventivo.

Há despesas com a compra de mercadorias — taxas e tarifas — que devem compor a precificação do produto para não surpreender na hora de fechar a conta e avaliar o saldo do resultado. Conhecendo a média de gastos, dá para saber se o caixa comporta qualquer oscilação futura.

2. Fazer o controle de fluxo de caixa diariamente

É muito fácil perder o controle financeiro se não houver acompanhamento diário de entrada e saída do dinheiro. Os títulos a pagar e a receber são o termômetro da gestão. Outro fator importante é ter o fluxo de caixa em dia, beneficiando a conciliação financeira.

3. Definir e mensurar os indicadores de performance constantemente

Se o que você deseja medir impacta a gestão financeira, proponha a todo o time uma reestruturação dos valores e ressignificação do negócio. Dessa maneira, é possível enxergar possibilidades de expansão ou estratégias de aumento das vendas.

Alguns indicadores são indispensáveis para a avaliação do desempenho e do posicionamento mercadológico do marketplace! Veja quais são:

Ticket médio

Quanto o cliente desembolsa, em média, no site da loja e quais produtos ele mais consome.

Custo de aquisição de clientes (CAC)

Qual foi o investimento empregado para encantar e fidelizar o cliente? As ações de marketing, as despesas com material gráfico promocional e até mesmo brindes devem ser avaliados pela métrica.

Reclamações no SAC

O volume de reclamações dita o tom da preocupação sobre o número de clientes insatisfeitos com o seu negócio. O indicador serve para estabelecer critérios de retorno quanto às providências tomadas.

Itens mais vendidos

Como o marketplace atua com diversos fornecedores e uma gama de produtos, saber quais são os itens mais vendidos permite melhor negociação de compra e maior investimento em divulgação de venda.

Retorno de investimento

Procure saber o prazo de retorno de investimentos e prospecte a recuperação em médio e longo prazo, sem deixar de trabalhar no presente para sanar de vez as dívidas.

Grau de satisfação do cliente

Pode ser que o cliente reclame, mas pode ser que ele seja só elogios. Clientes virtuais tendem a usar a web para desabafar sobre algo que o desagrade ou tecer elogios quando for bem atendido.

Precificação

Quanto vale os produtos que sua loja comercializa? Para muitos produtos, o mercado estabelece um preço tabelado, mas para outros é possível precificar pautando nas análises internas.

Taxa de conversão

Compare o total de vendas com o total de visitas no marketplace e você terá um percentual aproximado da taxa de conversão. É uma métrica importante para segmentar o próprio site e sugestionar a compra do cliente.

4. Utilizar as ferramentas de gestão adequadas

Podemos chamar de ferramentas de gestão um bom sistema que produza informações parametrizadas sobre a performance do negócio. Dá para imaginar a facilidade do cruzamento das informações extraídas das métricas para entender melhor o cenário.

As plataformas de pagamento online, além de favorecer a compra do cliente, dispõem de recursos para gerar relatórios diversos e soluções práticas para otimizar os processos de gestão financeira.

A integração sistêmica por meio da API é ponto alto em marketplaces, e não só facilita a execução diária de atividades, como melhora a comunicação entre os times e reduz a margem de falhas humanas. Uma boa ferramenta pode ser responsável por pequenas e eficientes ações:

5. Evitar o atraso para pagamento de fornecedores e tributos

Os acordos comerciais precisam ser honrados para se manter saudáveis e permanentes. Independentemente da queda no volume de vendas e do baixo fluxo de caixa, manter as contas e os tributos em dia é sinônimo de responsabilidade e respeito.

Muitas empresas deixam de existir no primeiro triênio por conta da análise equivocada das finanças e da crença que a entrada de dinheiro no caixa significa lucratividade. Os gestores podem gastar um valor destinado a outras contas e depois ter dificuldades para repor o caixa.

Primeiro será preciso pagar todas as dívidas — despesas como folha pagamento, água, luz, telefone, manutenção de estrutura, parcelas de financiamentos e empréstimos, fornecedores, etc., — para só depois pensar em lucro.

6. Melhorar a negociação de prazos com os fornecedores

A maioria dos consumidores brasileiros atua sob o regime CLT e recebe o salário em data próxima ao quinto dia útil, por isso agendam o pagamento das suas contas para o mesmo período.

Observe o período em que há maior movimento em sua loja e se os pagamentos obedecem a um padrão de data, para saber em que momento do mês o saldo do fluxo de caixa estará plenamente positivo.

Assim será possível criar a possibilidade de negociação com os fornecedores, ampliando a capacidade de compra e o aumento nos prazos de pagamento. Negociar prazo ajuda a planejar melhor as vendas do seu marketplace.

A gestão financeira é o elo entre a empresa, o cliente e o fornecedor, perpassando as equipes que atuam de forma integrada. Só será possível obter um bom resultado se utilizar todos os recursos — humanos, de automação e de processos.

Se você gostou deste post com as 6 melhores práticas em gestão financeira para marketplaces, curta a nossa página no Facebook para acompanhar todas as nossas postagens e ficar ainda mais por dentro desse e de outros assuntos!

Posts relacionados