Em empresas de diferentes segmentos, o setor financeiro enfrenta inúmeras dores que podem impactar diretamente na saúde e na sustentabilidade do negócio. Entre elas, estão os processos manuais e burocráticos que, aos poucos, prejudicam o crescimento das companhias.
Hoje, com diferentes softwares e plataformas de pagamento, implementar uma gestão de cobrança automatizada é mais simples do que parece, e pode trazer inúmeros benefícios no dia a dia.
Entretanto, escolher a melhor plataforma para realizar a gestão de cobranças automatizada envolve diversos fatores, como diferentes formas de pagamento, agilidade, tecnologia e ferramentas para controle da inadimplência. Por isso, é fundamental que eles sejam levados em consideração pela equipe.
Ficou curioso e quer entender melhor o que é gestão de cobrança automatizada e como implementá-la na sua empresa sem burocracia? Continue a leitura a seguir e fique por dentro!
A gestão de cobrança é um método de gestão cujo objetivo é acompanhar e controlar a situação dos pagamentos dos clientes, desde o momento da venda até a quitação das dívidas.
Ainda hoje, é comum que esse processo seja realizado manualmente, o que envolve o uso de planilhas, envio de lembretes por telefone, além da necessidade de interação direta com o cliente para negociar pagamentos em atraso.
No entanto, essa abordagem manual pode levar a inúmeras burocracias, como falhas humanas, falta de escalabilidade e uma experiência onerosa e desagradável para o cliente.
Uma cobrança automatizada, por sua vez, é feita a partir de softwares e plataformas específicas, permitindo que todas as tarefas do ciclo de cobrança sejam executadas de forma automática, rápida e precisa.
O sistema de cobrança automatizada inclui, ainda, o envio de lembretes de pagamento e notificações via SMS ou e-mail para evitar que os clientes se esqueçam de suas obrigações financeiras, o que contribui para a redução da inadimplência.
Embora a tecnologia faça parte da vida de milhares de brasileiros há um bom tempo, alguns processos internos de empresas ainda são feitos manualmente. Isso pode acontecer por diversas razões, mas a verdade é que as tarefas manuais trazem consequências desastrosas para as companhias.
A principal delas é o aumento da inadimplência, pois os processos manuais estão mais sujeitos a erros e atrasos no acompanhamento dos pagamentos.
A falta de automatização também pode levar a uma experiência negativa para o cliente, uma vez que ele pode receber lembretes de pagamento em horários inoportunos ou ser cobrado por um valor incorreto.
Uma gestão de cobrança manual também leva a perda de eficiência e produtividade da equipe financeira. Isso porque o trabalho manual demanda mais tempo e esforço, que poderiam ser empregado em atividades estratégicas.
Além disso, a falta de automação dificulta a criação de relatórios e análises detalhadas sobre o desempenho financeiro da empresa, o que limita a visão geral dos gestores sobre a situação do negócio.
Como vimos no início do artigo, a automatização de cobranças é uma verdadeira aliada quando falamos sobre gestão de pagamentos e otimização da rotina financeira da empresa.
Isso porque, além de contribuir para a agilidade e precisão do trabalho, ela reduz consideravelmente os índices de inadimplência dos clientes, que, no Brasil, já chega a um nível preocupante.
De acordo com um levantamento do Serasa Experian, realizado em maio de 2023, o país conta com 71,90 milhões de pessoas em situação de inadimplência. O crescimento foi de 463 mil novos inadimplentes em relação ao mês anterior.
Aos poucos, a inadimplência dos clientes começa a afetar a sobrevivência dos negócios. Ainda segundo o Serasa, apenas no primeiro trimestre de 2023, o número de solicitações de falência subiu 44% no Brasil, em comparação com o mesmo período de 2022.
Dessa forma, fica claro que a automatização de cobranças é uma peça fundamental na engrenagem de uma empresa de sucesso, e oferece muitas outras vantagens competitivas, como:
Sabemos que implementar uma gestão de cobrança automatizada envolve diversos fatores. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a encontrar o melhor sistema de gestão de cobrança para a sua empresa.
Na hora de escolher uma plataforma de cobranças, é fundamental analisar se ela pode ser facilmente integrada a outros sistemas utilizados na empresa, pois isso evita a duplicação de esforços e facilita a troca de informações entre os sistemas.
Uma gestão de cobrança automatizada deve oferecer recursos que auxiliem na redução de inadimplência dos clientes, como, por exemplo, a régua de cobrança via SMS e e-mail.
Além disso, oferecer recursos de personalização de lembretes e notificações de pagamento de acordo com o perfil de cada cliente pode tornar a comunicação mais amigável e eficiente.
O sistema de gestão de cobrança automatizada ideal deve oferecer múltiplos meios de pagamento online.
Isso porque, ao encontrarem opções que se adéquam às suas necessidades e perfis, os clientes da sua empresa têm mais chances quitarem suas dívidas.
Por isso, a plataforma de cobranças online escolhida deve oferecer pagamento via cartão de crédito, boleto bancário, Pix e até carnê.
Existem várias opções de softwares no mercado. Contudo, é preciso escolher a solução que mais atende às necessidades específicas da sua empresa, garantindo que ela seja capaz de lidar com o volume de cobranças e ofereça os recursos necessários.
Nesse sentido, contar com uma tecnologia robusta, que dê conta dos picos de transação e ainda mantenha a segurança dos dados financeiros dos clientes, fazem toda a diferença na saúde do negócio.
Na iugu, além de uma API robusta e inúmeras certificações de segurança, você conta com uma plataforma completa para realizar toda a gestão de cobranças da sua empresa de forma automatizada e sem dor de cabeça.
Conte com a expertise e tecnologia de ponta da melhor plataforma de gestão de cobranças e pagamentos do mercado e escolha o plano certo para potencializar sua empresa.