Como usar a gestão de cobrança para otimizar custos e vender mais?

Escrito em 16 de Outubro de 2018 por Redação iugu

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

Como anda a eficiência da gestão de cobrança da sua empresa? A inadimplência é um problema grave e preocupante, principalmente em tempos de crise econômica. A situação requer a implantação de um processo sistematizado para melhor gerenciamento e reversão do quadro.

Toda a potencialidade do lucro concentra-se no giro financeiro proporcionado pela receita. Logo, se você esbarrou na dúvida sobre a saúde financeira do seu negócio, é o momento de repensar a forma de cobrança empregada e buscar ferramentas que otimizem a gestão.

Se você está em busca de soluções práticas para melhorar os processos internos, reduzir a taxa de inadimplência e os custos ao mesmo tempo, saiba que existem ações simples que podem ser adotadas e este post traz boas dicas sobre como você pode proceder. Confira!

Como estabelecer uma boa gestão de cobrança?

Antes de pensar na cobrança é fundamental analisar os passos da operação para identificação das falhas no relacionamento com o cliente e que interferem no curso natural dos processos — procura, adesão, venda, contratação e pagamento — para o apontamento de melhorias.

Um desenho prático do fluxo com sistema de gestão sem engessamento proporciona um ritmo cadenciado e transparente dentro da empresa, envolvendo todos os setores com significativa melhora na performance dos resultados e, consequentemente, aumento da rentabilidade.

Ao criar um processo linear desde a chegada do cliente até a manutenção do seu contrato será possível mapear a qual tipo de cliente estão atreladas as dificuldades de recebimento — se de clientes novos ou de cobrança recorrente — e desenvolver regras específicas de abordagem, personalizando o atendimento.

edida é contar com um sistema simples e de fácil operacionalização, eliminando os processos de controle manual e, muitas vezes, falhos, que podem gerar transtorno para o cliente com cobranças indevidas, por exemplo.

Com um bom sistema de gestão será possível classificar os clientes e personalizar cada perfil com flexibilidade de escolha para a data de vencimento e o pagamento por boleto ou cartão de crédito, além da integração entre os departamentos, via API, inclusive, o que facilita o processamento dos dados para geração de relatórios.

Vivemos em uma nova era tecnológica com os consumidores cada vez mais efetuando suas compras de forma virtual e urgente. O consumidor da atualidade é antenado e está em busca de facilidades e inovações, por isso, não se sente mais intimidado quando recebe um lembrete de vencimento, chegando a ficar agradecido por isso.

A economia da recorrência pode ser adotada para proporcionar ao consumidor uma experiência nova de livre escolha e compromisso, vinculando a liberação do produto ou serviço à efetivação do pagamento como acordado em contrato ou por meio da nota fiscal, o que favorece o controle da inadimplência e a postura idônea do consumidor.

Quais são as soluções possíveis?

Se você dispuser de uma ferramenta correta para acompanhamento dos clientes, reduzindo a inadimplência, poderá implementar soluções ainda mais eficientes em seus processos, eliminando custos operacionais com serviços descentralizados para concentrar o foco nas vendas e no aumento da receita. Conheça algumas delas!

Oferecer condições de pagamento adequadas

Ao disponibilizar para o consumidor as formas de pagamento praticadas, você permitirá que ele tenha autonomia sobre as escolhas mais adequadas à sua realidade financeira. Ele não deixará de adquirir um produto por não ter um cartão de crédito caso seu negócio ofereça um serviço de boleto, por exemplo.

Com isso, o perfil de compra desse consumidor vai se delineando e criando elementos para compor o fluxo de cobrança de que falamos no início deste texto. Pode ser que você nunca tenha problemas com esse cliente em relação à inadimplência, mas terá um histórico completo de seu comportamento dentro do site.

Fazer análise de crédito

A análise de crédito é um processo natural e de conhecimento da maioria dos consumidores, que já não se importam mais em se submeter a um procedimento de verificação sobre o seu comportamento financeiro.

Com um bom sistema é possível parametrizar e realizar o cruzamento de várias informações disponibilizadas e que fornecem um perfil detalhado. Não se trata de dúvidas sobre a integridade do potencial cliente, mas de uma segurança quanto ao cumprimento do acordo financeiro.

Cobrar antecipadamente

A cobrança antecipada, principalmente de pagamentos realizados via cartão de crédito, permite um maior controle para ambas as partes. Quando o débito já é sabido pelo cliente e a receita pelo fornecedor, o fluxo de caixa funciona de forma positiva sem que cause surpresas ou riscos de não pagamento.

Automatizar sistemas de cobrança

A tecnologia, como é a solução oferecida pela iugu, é imprescindível para a maioria dos processos que têm a automação como base dos serviços e é uma grande aliada na gestão de cobrança para controle de inadimplência e acompanhamento do perfil do cliente.

Com um sistema de cobrança personalizado e uma equipe bem treinada para gerenciar o perfil do cliente, sua empresa entra em vantagem competitiva com processos redondos e dentro do formato do serviço oferecido, seja um marketplace, seja um e-commerce, por exemplo.

A gestão de uma empresa já tem grandes desafios diante de um mercado exigente e competitivo, pois requer expertise e manobras estratégicas para equilibrar receita e despesa para manter a produtividade e a rentabilidade, oferecendo, ao mesmo tempo, qualidade, preço e condições atraentes de negócio.

Para que a redução de custos tenha reflexo substancial nas finanças da empresa, não basta apenas cortar drasticamente as despesas, mas promover uma mudança de cultura diante da inadimplência e tratá-la como um processo a ser concluído por etapas. Ao alterar o formato de acompanhamento e gestão de cobrança, será possível reduzir gastos com telefonia e até mão de obra.

Tratar a inadimplência desde o início é importante, pois o prolongamento de uma dívida pode gerar descontrole e cobranças equivocadas, afetando o relacionamento com o cliente que, desconfiado, buscará por um serviço similar da concorrência, ameaçando seu negócio e sua projeção de vendas.

Se você gostou deste post sobre a gestão de cobrança e quer saber mais sobre otimização dos custos e alavancagem das vendas para os eu negócio, então fale com um consultor iugu:Fale com nossos consultores

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
mulher empreendedora em frente a computador fazendo split nas vendas de fim de ano