Gerador de boleto bancário: veja como e por que usá-lo!

Escrito em 08 de Setembro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Para garantir a sua fatia de mercado, todo empreendedor precisa encontrar novas estratégias que sejam ainda mais competitivas, uma vez que o consumidor encontra-se cada vez mais exigente e buscando por soluções rápidas e que se encaixem num dia a dia mais agitado. Entender mais sobre qual é o melhor gerador de boleto bancário pode ser um grande diferencial para o seu negócio.

No post de hoje, saiba mais sobre o boleto e como ter um gerador de boleto bancário.

Como o boleto se posiciona no mercado brasileiro?

Em 2022, o Pix e o boleto bancário disputam o segundo lugar no ranking de meios de pagamento de e-commerce da Gmattos, consultoria que atende ao setor.

Na liderança do ranking está o crédito, com 98,3% de aceitação. No levantamento, realizado em maio, o boleto ostenta uma aceitação de 76,3%, e o Pix, 74,6%.

Dados do Banco Central também mostram o comportamento das transações no Brasil, apontando uma certa estabilidade no boleto bancário:

gerador de boleto bancário - pix boleto tedDe acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 60 milhões de brasileiros não possuem conta em banco, ao passo que, de acordo com o Banco Central, o boleto bancário mostrou um crescimento de 18% em comparação com 2010, evidenciando ser opção para boa parte dos brasileiro. 

Optando por esse meio de pagamento, é possível gerar uma boa oportunidade para atrair novos consumidores.

Esse fato se torna ainda mais relevante se considerarmos que para aumentar a segurança e reduzir o número de fraudes dessa transação, a Febraban proibiu os boletos sem registro, e desde setembro de 2018 que ele é obrigatório. 

Antes da obrigatoriedade do boleto registrado, o processo de identificação do título era demorado.

Como consequência, havia uma grande lentidão para que a empresa recebesse o repasse dos bancos sobre as vendas e também prejudicava a experiência do cliente

Outro ponto que merece destaque sobre a relevância de oferecer o boleto bancário é que quanto mais um dono de loja virtual diversificar seus métodos de pagamento, mais chances ele terá de conquistar novos clientes.

Nesse sentido, esse meio também representa uma ótima chance para reter os antigos clientes, uma vez que sua operação é prática e fácil, reduzindo, por fim, o abandono de carrinho. 

Diante desses dados, é possível concluir que oferecer esse método de pagamento é vantajoso tanto para o gestor como para os clientes, certo? 

Para entender melhor sobre o tema e saber por que adotar um gerador de boleto bancário em seu negócio, basta seguir com sua leitura!

Por que adotar um gerador de boleto bancário?

Para emitir essa forma de pagamento em um e-commerce, contar com um bom gerador de boleto bancário representa uma ação inteligente, uma vez que um sistema desse tipo ajuda a lidar melhor com um problema recorrente do cenário brasileiro: a inadimplência.

Afinal, são mais de 63 milhões de pessoas com o nome sujo ou com dívidas, como revelou pesquisa da Serasa Experian. 

Nesse sentido, um gerador de boleto bancário, por contar com funcionalidades tecnológicas, consegue mapear a inadimplência e, em muitos momentos, contribuiu para a reversão desse cenário.

Isso porque uma plataforma desse gênero consegue entender o comportamento do cliente e verificar os motivos pelos quais ele não efetuou o seu pagamento no vencimento. 

Muitas vezes isso acontece apenas por esquecimento.

Logo, esse sistema está apto para disparar mensagens automáticas de cobrança, o que também evita o estresse e o desconforto da cobrança pessoal, além de enviar lembretes de pagamento vencido, e através de uma plataforma robusta também é possível emitir a segunda via de boleto, caso necessário. 

Quais são os requisitos para usar um gerador de boleto bancário?

Para utilizar um gerador de boleto bancário em seu negócio é preciso:

  • que sua empresa tenha conta corrente habilitada para cobrança bancária;
  • contratar os serviços de boleto bancário no banco em que possui conta ou em fintechs, como a iugu.

Como escolher o melhor site gerador de boleto?

Escolher o melhor site gerador de boleto não precisa ser uma tarefa díficil. Ao realizar a busca por parceiros, tenha em mente que a empresa escolhida precisa ter tecnologia, agilidade e expertise no mercado, como é o caso da iugu.

Além disso, a iugu conta com benefícios como:

  • Não cobra nada para emissão, baixa ou cancelamento;
  • Só apresenta uma tarifa depois do boleto já ter sido pago;
  • Apresenta custo fixo que independe do volume gerado. 

O que é preciso para usar o gerador de boleto bancário da iugu? 

Usar o gerador de boleto bancário da iugu é muito simples! 

Acompanhe a gente nesse passo a passo: 

1. Abra uma conta na iugu

Fale com os especialistas da iugu e abra sua conta na fintech, para ter acesso às ferramentas de meios de pagamento.

2. Insira os dados do cliente

Na hora de criar: coloque os dados para quem deseja emitir o boleto. Caso essas informações já tenham sido registradas na sua conta iugu, você só precisa selecionar o cliente em sua base.

gerador de boleto bancário

3. Selecione a data de quitação do título

Aqui, basta escolher a data que o boleto deve expirar. Lembrando que você pode também estipular um prazo de tolerância para o pagamento da cobrança no caixa.

melhor site para gerar boleto

4. Coloque os outros itens de cobrança

Nessa etapa final, você só precisa adicionar os demais itens de cobrança, preencher a descrição relacionada a eles:  valor e a quantidade. E é só isso!

gerador de boleto bancário

Com a iugu, você descomplica as suas operações financeiras de ponta a ponta, uma vez que a plataforma:

  • Calcula juros e multas instantaneamente, reduzindo a margem de erros;
  • Melhora a produtividade de seu time, pois sua equipe não precisará mais se preocupar com cálculos complicados, logo, poderá se dedicar a outras tarefas;
  • Possibilita que você acompanhe em tempo real o pagamento de todos os boletos, sabendo quais já foram quitados e quais ainda estão pendentes;
  • Gera mais credibilidade para o seu negócio, uma vez que é possível personalizar seus boletos e notificações de cobrança;
  • Permite que você emita boletos registrados e que podem ser acessados online, tanto pelo computador quanto no celular;
  • Possibilita que você agende as faturas. 

Viu como é simples? A iugu tem mais de 10 anos de mercado e já processou mais de R$ 6 bilhões de boletos bancários, sempre prezando pela facilidade e segurança nos processos.

Ficou interessado? Então, saiba mais sobre o emissor de boleto registrado na iugu e fale com os especialistas.

boleto registrado iugu

Posts relacionados