e-mail transacional

Como usar e-mail transacional para negócios de TI?

A sua empresa faz um bom uso do e-mail transacional? Ferramenta utilizada para enviar alertas para o consumidor, esse tipo de mensagem se tornou muito comum no e-commerce.

Bem formulada, uma estratégia de envio de e-mails transacionais pode reforçar o laço da companhia com os seus clientes, reduzir os índices de insatisfação e fidelizar consumidores.

Para ajudar você a entender melhor sobre o tema e como o e-mail transacional pode ser incorporado ao seu dia a dia, preparei este post. Continue a leitura e veja como ele pode atrair melhores resultados para a sua companhia!

O que é e-mail transacional?

O e-mail transacional é um tipo de mensagem que a empresa pode enviar para registrar uma ação do seu cliente. Esse é o caso, por exemplo, de e-mails com alertas de emissão de notas fiscais e mensagens de agradecimento pela compra. Ele é enviado automaticamente para o destinatário e ajuda no acompanhamento das etapas de compras.

Em outras palavras, o e-mail transacional é uma parte fundamental do ciclo de vida do cliente. Apesar de automático, ele auxilia o consumidor a identificar o andamento do seu processo de compras facilmente. Além disso, por ser um e-mail em que não há resposta, o seu custo de implementação é baixo.

Enviado sempre após uma ação ocorrer, esse tipo de e-mail é objetivo e claro. Afinal, problemas na demora do envio desse tipo de mensagem quase sempre tornam o cliente insatisfeito e propenso a buscar o apoio de outra companhia.

Em geral, as ações que desencadeiam o envio desse tipo de mensagem são:

  • o envio de uma fatura;
  • a realização de um pedido de redefinição de senha;
  • o abandono do carrinho;
  • o encerramento de uma conta;
  • a criação de uma conta;
  • a confirmação da alteração de um dado da compra;
  • confirmação da criação da conta ou de uma mudança por meio do double opt-in;
  • alterações no contrato de prestação de serviços;
  • alertas que possam ser úteis para o cliente;
  • emissão de nota fiscal eletrônica;
  • mudança no status da entrega do produto.

Como o e-mail transacional pode ser utilizado pelo seu negócio?

Para desenvolver uma estratégia de uso do e-mail transacional que seja capaz de agregar valor para a sua empresa, alguns passos devem ser tomados. Eles conseguem alinhar os objetivos da companhia com os dos clientes. Além disso, ampliam a habilidade de a empresa ter uma experiência de relacionamento com o seu público-alvo muito mais robusta.

Entre os passos que podem ser adotados para automatizar o envio de e-mail transacional, podemos apontar:

  • ter uma estratégia em que o envio de uma newsletter ou e-mail de marketing não ocorra junto com o de um e-mail transacional;
  • construir um roteiro de envios robusto e alinhado com o ciclo de vendas da empresa;
  • personalizar os seus e-mails para que eles possam refletir o perfil da empresa e do público-alvo do negócio;
  • avaliar os resultados do envio de e-mails com o apoio de indicadores;
  • realizar envios regulares e com agilidade;
  • fazer testes A/B para identificar o melhor formato possível.

Com tais práticas, a empresa consegue montar uma estratégia de envio de e-mails transacionais robusta e prática. A companhia pode moldar cada mensagem a partir do perfil de seu cliente e das suas expectativas. Desse modo, a experiência de compra é otimizada ao máximo.

Quais são os impactos do e-mail transacional nas receitas da empresa?

O ciclo de compras de um cliente passa por várias etapas. Especialmente nos comércios online, ele deve ser moldado sempre com base na melhor experiência possível. Por isso, cada etapa é feita com foco nas demandas e no perfil do público-alvo da empresa.

Em todos os momentos, o e-mail transacional tem um papel de destaque. Ele é responsável por informar, de modo simples e objetivo, ao cliente, o desenvolvimento da sua compra. Ou seja, etapas como a confirmação da compra, o envio do produto e até mesmo a emissão da nota fiscal eletrônica.

No pós-vendas, o e-mail transacional também é importante. Esse tipo de mensagem auxilia o cliente a se informar sobre alterações não solicitadas na sua conta, por exemplo. Além disso, facilita a manutenção da relação com a empresa, afinal, medidas simples, como a troca de senha, serão mais fáceis de serem executadas.

Por isso, o e-mail transacional deve ser visto como algo muito importante para o negócio. Ele aumenta o valor agregado dos serviços da companhia e melhora a sua experiência de compra.

Assim como a escolha de uma linguagem adequada, ele é algo simples no processo de relacionamento com o consumidor. Porém, quando bem-feito, reforça o desejo do negócio cuidar de cada pedaço da sua relação com o consumidor. Ou seja, torna a empresa mais competitiva e capaz de fidelizar o consumidor.

O e-mail transacional pode, se bem formulado, até mesmo ajudar o negócio a evitar que o cliente migre para um concorrente.

As mensagens de aviso de cancelamento de serviços (ou descadastramento de newsletters), por exemplo, podem trazer incentivos para o consumidor se manter vinculado à companhia. Assim, ela reduz as chances de o consumidor finalizar o relacionamento com a companhia.

Como um parceiro pode ajudar você a manter uma política de relacionamento inteligente?

Para que o e-mail transacional possa ser bem implementado, a empresa deve estar preparada para lidar com as necessidades do cliente e ter as ferramentas corretas. Por isso, o apoio de um negócio com experiência na área é essencial. Afinal, o apoio técnico auxiliará a companhia a ter um investimento mais alinhado com as suas demandas e com menos riscos.

Portanto, sempre busque um parceiro capaz de indicar as melhores soluções de automação do mercado. Da escolha de um sistema de e-mail transacional até a sua integração com as plataformas de gestão de vendas, logística e pagamentos, tudo será feito com cuidado. Desse modo, o cliente receberá os alertas certos e alinhados com as suas expectativas.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre como investir para automatizar a rotina de envio de alertas? Então, entre em contato com a gente!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.