Receba conteúdos e novidades da iugu

A criptografia faz parte de várias soluções de TI. Justamente por isso, quem trabalha com a criação de sistemas deve saber como funcionam a criptografia de dados e a sua aplicação nos processos corporativos.

Quando a criptografia é levada para todas as etapas de um projeto de desenvolvimento, a companhia pode dar, aos seus usuários, uma solução que esteja alinhada com as suas demandas, mas que, ao mesmo tempo, não coloque a sua privacidade em risco. Portanto, esse é um fator que deve ser considerado em todas as rotinas de criação e distribuição de aplicações.

Quer saber mais sobre como funciona a criptografia de dados e a sua importância para a criação de sistemas? Então, continue a leitura abaixo!

O que é a criptografia de dados?

A criptografia de dados é um processo que busca eliminar as chances de terceiros obterem acesso a dados. Ela é utilizada em comunicações web e em sistemas de pagamento e para o armazenamento local de informações com baixo nível de risco. Hoje, a sua forma mais comum é a chamada criptografia assimétrica, que permite uma comunicação com proteção em todas as pontas de forma escalável, robusta e verificável.

Na criptografia assimétrica, o usuário tem duas chaves (sequências alfanuméricas que permitem criptografar e descriptografar os conteúdos). A chave pública é aquela que é distribuída a todos que desejam se comunicar e permite que o conteúdo de uma mensagem seja cifrado. Já a chave privada, exclusiva do destinatário do conteúdo, permite que a informação seja visualizada com segurança.

Como funciona a criptografia de dados aplicada no desenvolvimento de aplicações?

Para a criação de softwares, a criptografia de dados pode ter um papel-chave. Com ela, a empresa consegue estruturar rotinas mais robustas e dar um alto nível de confiabilidade para a aplicação. Veja as aplicações dessa tecnologia na rotina de desenvolvimento de aplicações abaixo!

Armazenamento de informações sobre o projeto

No mercado atual, projetos de desenvolvimento de software contam com um alto nível de digitalização. Isso implica uma série de informações críticas salvas em meios digitais, como relatórios de desempenho, tabelas com as etapas e, naturalmente, o código-fonte do sistema. Mas, ao mesmo tempo em que isso pode auxiliar o negócio a compartilhar mais informações, esse fator também contribui para o aumento das vulnerabilidades.

Uma forma de solucionar o risco de vazamento de dados durante o projeto é estruturando um sistema de armazenamento de informações que seja criptografado de ponta a ponta. Isso dá ao negócio uma garantia mais ampla de que, se alguma tentativa de roubo de informações ocorrer, o hacker não terá acesso aos registros por não ter posse da chave de descriptografia.

Comunicação entre times

A comunicação entre times é um fator constante nos processos de desenvolvimento. Companhias estimulam a troca de informações como uma forma de integrar equipes e garantir mais agilidade e inovação na resolução de problemas.

Como a criação de sistemas envolve dados sigilosos, sempre busque soluções de TI que trabalhem com criptografia de ponta a ponta. Dessa forma, ataques que capturam os dados durante o seu transporte não conseguirão obter acesso àquilo que os times compartilham entre si.

Comunicação entre a aplicação e o servidor de dados

Muitas aplicações, hoje, dependem da internet para serem completamente funcionais. A presença maciça das conexões sem fio, no nosso dia a dia, permitiu que desenvolvedores utilizassem APIs para integrar softwares, comunicar-se com a nuvem e ter mais recursos que dependam da web para serem funcionais, como os de pagamento e assinatura de serviços.

Porém, se, de um lado, essa característica promove a inovação, ela também pode contribuir para o aumento do nível de insegurança no ambiente corporativo. Portanto, a criptografia também deve ser levada para as conexões entre o aplicativo criado e os seus servidores de dados, sejam eles utilizados para a autenticação de usuários, sejam eles empregados para pagamentos, sejam eles aplicados apenas para o envio de arquivos.

Ter a criptografia nessa rotina é fundamental. Não só a maioria dos dados trocados terá informações sigilosas de terceiros, mas a comunicação entre apps e servidores, quando desprotegida, também permite que ataques ocorram para o roubo de dados e a manipulação de informações.

Login de usuários

O login de usuário é um processo crítico em qualquer aplicativo. Justamente por isso, aqui, a criptografia é um ponto fundamental para que essa funcionalidade possa ser implementada nos aplicativos sem comprometer o usuário.

A criptografia nos processos de login geralmente ocorre de duas formas. A primeira é a comunicação entre o app e o serviço de login, que é criptografada para evitar o roubo de dados de usuário e senha. A segunda está relacionada ao processo de armazenamento das informações de login, que é feito para impedir que alguém tenha acesso não autorizado aos dados de terceiros, mesmo que consiga roubar os registros.

Pagamentos online

O pagamento online já é disseminado em vários aplicativos. Aqui, a criptografia é fundamental para que o usuário possa inserir dados de cartão de crédito, login, senha e demais dados pessoais que permitam a validação das suas informações sem comprometer a sua privacidade.

Graças à criptografia, hoje, é possível utilizar sistemas de pagamentos e de assinaturas em segurança. Ela limita o acesso aos dados privados utilizados durante a cobrança e, assim, reduz riscos para a empresa e o usuário.

Por que é importante investir em segurança digital quando falamos de desenvolvimento de sistemas?

No ambiente corporativo moderno, a segurança de dados deve ser uma preocupação de todos os setores. Quando a companhia evita a existência de brechas de segurança no ambiente corporativo, fica mais fácil, para os gestores, evitar vazamentos de dados, alinhar-se com regras de proteção de informação internacionais e tornar os seus serviços mais robustos e confiáveis.

Em outras palavras, as empresas que investem na segurança digital em seu dia a dia são muito mais competitivas. Elas poderão dar ao seu consumidor mais garantias de que as suas informações serão utilizadas em ambientes de trabalho robustos e preparados para lidar com as demandas modernas do mercado.

A criação de uma política de segurança de dados também dá para a empresa mais formas de ser inovadora sem ter prejuízos. Quando o empreendimento consegue manter um fluxo de trabalho protegido de ameaças digitais, todos os recursos são mais aproveitados. Da integração via APIs aos meios de pagamento, o time de TI conseguirá levar a tecnologia a mais rotinas e, assim, criar mais qualidade.

Portanto, sempre fique atento a cada detalhe que compõe a segurança de dados no ambiente corporativo. Saiba como funciona a criptografia de dados, por exemplo, assim como as suas aplicações e usos no dia a dia do negócio. Dessa forma, será mais fácil atingir os resultados esperados em médio e longo prazo e construir soluções muito mais inovadoras e eficazes.

A GDPR é uma lei que está mudando a forma como lidamos com segurança digital em todo o planeta. Saiba mais sobre ela e os seus impactos em nosso blog!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagramarrow-right