como receber pagamento online

Como receber pagamento online: quais são os melhores meios? 

Saber como receber pagamento online não configura mais um diferencial, mas sim uma obrigação de todo empreendedor que deseja ter sucesso em seu negócio online. Afinal, o comportamento do consumidor mudou. 

Hoje, mais antenado e exigente, ele quer escolher a sua forma de pagamento na hora de efetuar uma compra. Logo, a empresa que não der atenção a isso pode não sobreviver em um mercado tão competitivo

Como receber pagamento online: entenda o momento do mercado 

O cenário de vendas online está favorável, é o que mostra o levantamento feito pela Ebit | Nielsen em 2019. Segundo ele, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento de quase R$ 62 bilhões no período, um resultado que superou às expectativas do segmento. 

Contudo, é inegável que o contexto do Coronavírus desperte dúvidas daquele que está lançando o seu negócio online. Nesse quadro, as notícias são acolhedoras, uma vez que tanto o número de vendas como de novos consumidores virtuais aumentaram, como você pode observar na imagem abaixo. 

como receber pagamento online

Se você acha que só os gigantes do e-commerce brasileiro estão lucrando nessa fase difícil, é melhor pensar duas vezes. Foi o que indicou pesquisa feita pelo Sebrae, que revelou que as vendas online cresceram nesse período para quase 60% dos pequenos empresários entrevistados. 

Como receber pagamento online? A outra face da moeda 

Apesar do cenário propício das vendas virtuais configurar um incentivo para que o empresário conheça os principais meios de receber pagamento online, é incontestável que esse assunto gere um pouco de insegurança tanto por parte do dono da loja virtual como dos consumidores. 

Isso porque, de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil divulgados em 2019, mais de 12 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de golpe financeiro virtual. 

Desse modo, é mais do que natural que o empreendedor queira oferecer o máximo de segurança para seus consumidores para que, assim, eles se sintam respaldados na hora de efetuar uma compra.  É o seu caso? Então, continue lendo e descubra dicas valiosas de como receber pagamento online em seu e-commerce. 

Como receber pagamento online: conheça os principais meios 

Saiba agora quais são os principais meios de receber pagamento online e conheça as vantagens de adotá-los em seu negócio.

1. Boleto bancário 

O boleto bancário representa uma das formas de pagamento mais tradicionais, sendo uma das preferidas dos brasileiros. Além disso, é fundamental considerarmos que cerca de 45 milhões de pessoas não possuem conta em banco. 

Mesmo assim, esse método de pagamentos ainda causava incertezas, uma vez que as pessoas hesitavam em informar seus dados por receio de serem vítimas de golpes. 

Entretanto, hoje, tanto receber como pagar por esse método apresenta mais segurança. Afinal, a Febraban, para diminuir o número de fraudes e proteger os consumidores, impôs a obrigatoriedade do boleto registrado. Isto é, desde 2018, todas as empresas devem comunicar para os bancos os dados inseridos no título. 

Para o consumidor esse é método é vantajoso, pois alia comodidade e segurança. Para o dono de loja virtual, ele também traz benefícios, uma vez que:

  • melhora o fluxo de caixa: isso porque as taxas cobradas geralmente apresentam um valor fixo. Além disso, se você adotar um intermediador de pagamento, esse valor pode ser autorizado e liberado instantaneamente;
  • representa facilidade e otimiza recursos: pelo fato de que a emissão de boletos acontece por meio de um processo simplificado, principalmente se contar com uma plataforma que o realize de forma automatizada. Nesse sentido, um bom intermediador de pagamentos também pode fazer toda a diferença, pois a cobrança dos boletos só é realizada após o título ter sido quitado pelo cliente. 

2. Cartão de crédito

O cartão de crédito é o método de pagamento mais utilizado pelo brasileiro e o mais aceito internacionalmente. 

Só para você ter uma ideia, em 2019, as comprar por esse método somaram quase R$ 2 trilhões. Cerca de 28% delas aconteceram via e-commerce, por apps e plataformas, o que mostra a relevância de oferecer esse meio em uma loja virtual. 

Nesse sentido, segue uma dica importante: para atingir uma maior audiência, é essencial aceitar as principais bandeiras de cartão de crédito

Um benefício bastante significativo de abraçar o cartão de crédito em um negócio online é que ele ajuda a diminuir a inadimplência

Infográfico de como funciona o pagamento onlinePowered by Rock Convert

Considerando que de acordo com estudo do Sebrae essa questão gera mais preocupação do que a própria competição do mercado, é possível compreender a relevância desse tema, tema?

A gestão da inadimplência é otimizada uma vez que a cobrança feita no cartão acontece de forma automática, o que faz com que o empreendedor também se sinta mais confortável, pois ele não tem que cobrar pessoalmente o cliente. 

Além disso, o valor da transação é de responsabilidade da operadora de cartão de crédito, o que diminui o número de preocupações com calotes. 

meios de receber online

Crédito: PX Here 

Confira também: “Como receber com cartão de crédito online: passo a passo do processo”.   

3. Débito em conta 

O débito em conta também representa um bom método tradicional e oferece segurança tanto para o lojista pelo fato da transação ser mediada por uma instituição financeira. 

Outra vantagem é que o dono de loja virtual recebe o valor à vista. 

Agora que você já sabe como receber pagamento online, continue lendo para conhecer dicas de como cobrar um cliente de forma amigável. 

Como cobrar um cliente amigavelmente? 

Cobrar um cliente devedor é uma tarefa delicada e não há uma fórmula mágica para isso. Porém, é inegável que por mais complicada que seja essa tarefa, é vital tratar o cliente com educação e respeito. 

Além disso, uma abordagem amigável fortalece a relação cliente empresa, uma vez que muitas pessoas deixam de pagar por esquecimento. Contudo, em caso de inadimplência recorrente, é preciso:

  • propor outras formas de pagamento;
  • estar aberto a negociação;
  • oferecer uma condição especial no caso de bom histórico. 

Se essas ações não surtiram efeito, infelizmente, o empreendedor deve aplicar as medidas judiciais cabíveis. Antes disso, porém, é preciso avisar o consumidor em questão. 

Outra dica valiosa nesse sentido é: conte com uma plataforma automatizada que oferece uma régua de cobrança personalizada. 

Isso porque além desse recurso avisar, de modo automático, sobre os vencimentos, o que ajuda a diminuir a inadimplência de clientes “esquecidos”, pelo fato do processo acontecer tecnologicamente, o gestor não precisa entrar em contato direto com o cliente, o que diminui drasticamente o desconforto do processo. 

Para tanto, você pode contar com a iugu, uma plataforma referência em pagamentos online. A iugu conta com o melhor custo-benefício do mercado e o menor preço de boleto registrado. 

Ficou interessado? Então, converse com um dos representantes comerciais da empresa agora mesmo!

Crédito da foto de capa: PX Here 

 

webserie redução de custosPowered by Rock Convert

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.