Como protestar um boleto vencido?

Escrito em 03 de Março de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 19 de Dezembro de 2023

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de consumidores inadimplentes no Brasil cresceu 2% em agosto de 2019, quando comparado com o ano anterior. Levando isso em conta, é fundamental que toda empresa saiba como protestar um boleto vencido para que a gestão financeira de seu negócio não seja afetada por esse cenário. 

Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona o protesto de um boleto vencido? É só ler este post até o fim! 

Como protestar um boleto: analise o cenário

Antes de saber como protestar um boleto, é preciso analisar o cenário. Isso quer dizer que antes de colocar essa ação em prática, é preciso valorizar o relacionamento com o cliente. 

Afinal, imprevistos como esquecimentos e problemas no faturamento podem ocorrer, não é mesmo? 

É importante tentar solucionar essas questões administrativamente com o devedor para preservar o relacionamento consumidor e empresa. 

O departamento comercial tentou negociar a dívida de forma amigável com o cliente e não obteve sucesso?

Então, agora é o momento de lançar mão de novas estratégias para quitar essa dívida, saber como protestar um boleto é uma delas

Como protestar um boleto vencido: o que é na prática?

Antes de saber como protestar um boleto vencido, é preciso compreender melhor o que significa realizar um protesto.

Um protesto nada mais é do que uma ação que formaliza o reconhecimento da inadimplência de uma pessoa. Dessa forma, comprova-se oficialmente que há uma dívida a ser paga. 

Previsto pela Lei Federal 9.492/97, o protesto é uma forma de cobrança extrajudicial que determina que o devedor salde sua dívida dentro de um prazo de três dias úteis contados da protocolização do boleto. Logo, caso isso não ocorra, o devedor pode ser protestado.

Vale destacar que quando um protesto acontece o nome do devedor fica registrado em cartório e também no SERASA e no SPC. Ou seja, a pessoa em questão perde o poder de crédito, e seu nome só retirado dos registros apenas mediante a quitação da dívida. 

comoprotestarumboleto1-720x720-1-1-658210ea17369

Como funciona o protesto de um boleto vencido na prática?

Agora que você já entendeu o que é um protesto, está na hora de saber como funciona o protesto de boleto, não é mesmo? Continue lendo e descubra como protestar um boleto vencido na prática!

O primeiro passo para efetuar esse processo é que sua equipe comercial tenha registros que documentem que exista uma fatura relacionada à venda de um produto ou serviço da sua companhia.

Nesse quadro, os documentos mais comuns são as notas fiscais e os contratos. É fundamental que nesses registros conste o nome da pessoa devedora. 

Seu time já tem todas essas informações? Então, o próximo passo é encaminhá-las ao banco que emitiu o boleto ou a um cartório de Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos.

Em seguida, é preciso informar todos os dados do devedor, como RG, CPF e endereço. 

É possível também realizar esse processo online pela Internet por meio do Instituto de Protesto. Para tanto, é preciso que sua empresa esteja conveniada e ele. Dessa forma, é possível acessar o sistema e, assim, solicitar o pedido de protesto.  

Como funciona o protesto de um boleto para o devedor? 

Agora que você já sabe como protestar um boleto vencido na prática, é possível compreender o que acontece com o devedor após a solicitação. 

Logo após o requerimento, o devedor é informado por carta ou de modo presencial que um protesto foi aberto. Além desse aviso, a pessoa recebe o boleto com os valores reajustados da dívida e as despesas do cartório. 

Ciente disso, o devedor tem até três dias úteis para efetuar esse pagamento antes que ocorra o protesto. Se o prazo expirar, o cartório não poderá mais receber o valor. Dessa forma, o cliente inadimplente deve contatar a sua empresa para, assim, quitar a sua dívida. 

Logo, após isso ser feito, caberá a sua organização emitir uma carta de anuência notificando que o devedor saldou a dívida. Em seguida, a pessoa em questão deve levar esse documento até o cartório para cancelar o protesto. 

Como protestar um boleto vencido: conheça a importância dos boletos registrados 

Uma das práticas mais importantes para evitar eventuais casos de inadimplência é contar com métodos seguros de pagamento. Um deles é o boleto registrado

Em 2015, a Febraban anunciou novas regras no sistema de pagamento com o objetivo de assegurar agilidade e segurança em relação às transações.

Isso porque, além da inadimplência, fraudes de boletos causaram enormes prejuízos às empresas. 

Isso era feito por meio dos golpes, pelos quais criminosos desviavam os valores para contas fraudulentas. Nesse cenário, o sistema de boletos não apresentava medidas eficazes que bloqueassem essas ações.

Agora, as novas regras do Febraban determinam que todo boleto emitido deve ser registrado em um banco. 

Os banco atualizaram todos os dados dos boletos registrados em uma central. Assim que o cliente realiza o pagamento desse boleto de forma eletrônica, a operação só é validada se os dados estiverem presentes nessa central. Caso não, o pagamento é recusado. 

Nesse contexto, os boletos registrados apresentam vantagens valiosas, como:

  • Protege contra fraudes;
  • Diminui a inconsistência dos dados;
  • Dificulta a duplicidade de pagamentos;
  • Contribui para a melhora da inadimplência; 
  • Possibilita que o pagamento seja efetuado em qualquer banco;
  • Permite a atualização da data de vencimento, acabando com a necessidade da emissão de uma 2ª via do boleto;
  • Promove a cobrança de protestos, já que esses documentos são vinculados ao CPF ou ao CNPJ do devedor.

Como protestar um boleto sem se preocupar?

Muitas companhias acreditam que a obrigação dos boletos registrados gera mais burocracia e custos. Afinal, todo o processo precisa ser autenticado pelo banco.

Para que sua empresa abrace essa prática sem se preocupar, basta que ela utilize um bom intermediador de pagamentos

Para isso, você pode contar com a iugu. Isso porque nossa plataforma já realizou a migração de todos os seus clientes para o sistema de registo. 

Além disso, o boleto registrado na iugu conta com benefícios preciosos, como:

  • Taxa zero para emissão boletos;
  • Monitoramento de todas as etapas do pagamento;
  • Cobrança da tarifa só se o boleto for pago;
  • Agendamento de faturas futuras.

Tudo isso com segurança e agilidade. Conheça mais sobre o boleto registrado e fale com nossos especialistas pelo chat!

boleto registrado iugu

 

Posts relacionados