Como aumentar o tráfego em e-commerce? Entenda!

Escrito em 24 de Outubro de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se você tem um e-commerce, com certeza, deve sempre buscar formas de como aumentar o tráfego dos seus perfis nas redes sociais e, principalmente, na sua loja virtual. Atrair leads não é uma tarefa fácil, mas ao seguir as dicas corretas e garantir a mensuração das ações, o crescimento do seu negócio é inevitável.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O tráfego é importante porque mostra o alcance da sua marca. É imprescindível destacar que ele não é sinônimo de vendas. Muitas vezes, a ausência de técnicas de conversão faz com que um alto volume de tráfego não retorne receita para o seu negócio. Por isso, é essencial ter uma estratégia digital para fortalecer a sua marca com foco em alcance, engajamento e vendas.

Neste artigo conheça as boas práticas fundamentais para alavancar o seu e-commerce. Aproveite a leitura!

Desenvolva uma estratégia digital da marca

O primeiro passo para aumentar o tráfego do seu e-commerce é desenvolver uma estratégia digital para a sua marca. Você precisa enxergar a sua loja como, de fato, uma empresa e tem a necessidade de se posicionar para atrair clientes. Mesmo que você esteja começando o seu negócio do zero é essencial ter visão empresarial, e isso só pode ser alcançado quando você mesmo acredita no potencial da sua marca.

Por isso é interessante fazer um plano de negócios e construir um planejamento estratégico digital. Nesse documento deve estar previstas as ações para ampliar o alcance da marca, as expectativas quanto aos seus resultados e como elas devem impactar no desempenho do e-commerce.

As ações previstas devem trazer um orçamento disponível, enquanto as expectativas são traduzidas em metas de negócios. Elas devem ter indicadores que vão mensurar a sua performance e o retorno dos investimentos realizados para a sua empresa. Garanta que a sua marca estará presente nas principais redes sociais, como Instagram e YouTube.

Produza vídeos educativos sobre seu produto

Você deve acreditar na qualidade do seu produto e transmitir isso para outras pessoas. Uma forma indispensável de fazer isso é a produção de vídeos com conteúdos educativos sobre o seu produto. Dessa maneira, é possível mostrar o quão bom é o seu produto e apresentá-lo para as pessoas como a solução que elas precisam.

Essa é uma estratégia muito interessante. Afinal, uma pesquisa recente feita pela TIC Domicílios aponta que mais de 70% dos usuários consumiram conteúdo em vídeo ou áudio online. Conhecer esses dados é essencial para que a sua estratégia tenha, de fato, o resultado esperado. Saber quais canais de comunicação utilizar é preciso se você quer alavancar a sua marca e aumentar o tráfego do seu e-commerce.

O Instagram e o YouTube são as principais ferramentas usadas para promover engajamento por meio do conteúdo em vídeo. No Instagram, por exemplo, é possível explorar diversos recursos, como os reels (recurso lançado recentemente), a postagem no modelo de carrossel e os stories.

Aposte na estratégia do Google Adwords

O Adwords, ou apenas Ads, é um recurso da Google que faz toda a diferença na hora de alavancar a sua marca. Para se ter uma ideia, hoje ela é a principal fonte de receita da empresa. Com certeza, você já pesquisou alguma palavra-chave na plataforma de buscas da Google e se deparou com links sinalizados como "anúncio". Esses são pagos por meio da plataforma Ads para serem divulgados no buscador.

Para usar essa ferramenta é simples: basta ter uma conta do Gmail. Feito isso, você pode acessá-la e disponibilizar um valor para impulsionar determinado link do seu site. Pode ser a sua marca propriamente dita, algum modelo de produto ou algum artigo publicado no seu blog. Você define o prazo da sua campanha por meio do painel de gerenciamento. Trabalhar com o Google Ads não é complicado, não é mesmo?

Invista na produção de conteúdo relevante

Produzir conteúdo atrai o interesse de muitas pessoas. De acordo com a quinta edição da Content Trends 97,6% dos respondentes afirmam que consomem conteúdo online. O caminho ideal é ter um blog para divulgar o conteúdo relevante. Você deve usar as redes sociais para atrair os leads, também com conteúdo, e nutri-los com informações ricas no seu blog. Dessa maneira, é possível guiar o seu lead por meio do funil de vendas e fazer com que o aumento do tráfego se torne também em crescimento da receita do seu e-commerce.

É importante garantir que o conteúdo produzido esteja em acordo com o seu público espera ver. Por isso, você deve fazer o mapeamento de quem são as personas do seu negócio. É por meio desse estudo que as suas estratégias devem ser guiadas. Assim, é possível alcançar a alta performance. Afinal, a sua marca se posicionará da maneira que a sua audiência espera.

Tenha boas práticas de SEO nas suas páginas

A técnica de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites), na verdade, é um conjunto de boas práticas estratégicas que tornam a sua página mais escaneável e faz com que ela fique melhor posicionada nos motores de busca. O SEO está diretamente relacionado à experiência do usuário.

Por isso, quanto melhor for a usabilidade do seu site e quanto mais qualidade tiver os conteúdos produzidos, mais a sua página vai ser vista. É dessa maneira que o seu e-commerce consegue potencializar o alcance da sua marca, aumentando-se, assim, o tráfego da página.

É importante que você pense que qualquer tipo de pessoa pode usar o seu produto. Dessa forma, é essencial que o seu e-commerce seja inclusivo. Pessoas com deficiência devem ter facilidade de navegar pela sua loja e de comprar nela. Além disso, uma dica de como aumentar tráfego de qualquer página por meio do SEO é garantir que ela vai ser responsiva: com qualidade e navegabilidade em notebooks, smartphones e tablets.

Com as dicas especiais de como aumentar tráfego de sites e e-commerces que apresentamos neste artigo, com certeza, você vai conseguir impulsionar o seu negócio. Coloque em práticas as estratégias citadas e mensure os seus resultados por meio de ferramentas de BI (Business Intelligence, ou Inteligência do Negócio).

Se este post foi útil para você, aproveite e confira o nosso artigo sobre como fazer a descrição de produtos para um e-commerce!

Posts relacionados