Receba conteúdos e novidades da iugu

O clube de assinaturas é uma tendência que pode ser vista nos mais variados tipos de negócio online — de revistas a vinhos. Essa é uma modalidade interessante para você considerar e implementar em sua empresa.

Antes de mais nada, vale lembrar que a competitividade está cada vez mais acirrada. Assim, quanto maior for o diferencial de um negócio, maior será a chance de conquistar uma grande fatia consumidora do mercado.

Independentemente do tipo de produto ou serviço, o clube de assinaturas vem ganhando espaço e notoriedade pelas vantagens que oferece tanto ao lojista quanto ao consumidor, fortalecendo a ideia da economia de recorrência.

Continue a leitura deste post e entenda como funciona e por que você deve investir nesse modelo de negócio para aumentar ainda mais o faturamento da sua empresa!

Como funciona o clube de assinaturas?

Esse é um modelo de simples aplicação. Nele, basicamente, um produto ou serviço é ofertado ao cliente de maneira recorrente, ou seja, de forma periódica. Em contrapartida, há um compromisso de pagamento condicionado à suspensão em caso de inadimplência.

Os valores podem ser cobrados por mês, semestre, ano, ou de acordo com um plano que contempla a frequência e a quantidade de fornecimento, o qual é previamente disponibilizado e acobertado por contrato prévio de prestação.

O clube de assinaturas antecipa aquele desejo latente e constante do consumidor. Dessa forma, ele não precisará se preocupar com a aquisição, pois receberá, de tempos em tempos, o produto no endereço que definir para entrega. O mesmo vale para os serviços que estarão sempre disponíveis enquanto houver cumprimento do acordo.

Mesmo que negócios online — e-commerce e marketplace — tenham similaridades de atuação, os modelos de clube de assinaturas exigem um formato personalizado e flexível devido às particularidades da operação e expectativas do cliente.

Por que esse modelo de negócio é interessante?

Existem motivos consistentes que você deve considerar ao ter um clube de assinaturas em sua empresa. Ele agrega valor e amplia a abrangência de atuação. No decorrer dos processos e consolidação dos vínculos, você vai perceber os reflexos positivos e, ainda mais importante, rentáveis. Conheça alguns deles!

Maior fidelização

Em um significado livre, o clube é um grupo de indivíduos associados que têm em comum seus gostos e opiniões artísticas, literárias, políticas, filantrópicas e desportivas, sendo motivados pelo desejo de relação social.

Ao contemplar o desejo de compras do consumidor e oferecer, dentro do clube de assinaturas, um produto ou serviço que atende aos seus anseios, haverá um vínculo prolongado — desde que a qualidade seja ofertada em conjunto — e consequente aumento da fidelidade.

Nesse modelo de negócio, é possível personalizar a assinatura de acordo com as expectativas do cliente. Assim, ele receberá um atendimento único e diferenciado, optando pela assinatura com boas chances de renovação ao término da vigência do contrato.

Otimização do gerenciamento do estoque

Trabalhar com assinaturas colabora para que a gestão do estoque seja mais eficiente, pois há uma previsibilidade de demanda, o que facilita a reposição de produtos na medida em que as vendas vão acontecendo.

Os custos são minimizados, uma vez que não será necessário manter em estoque aqueles produtos de baixa rotatividade ou que não compõem o mix do assinante.

Receita recorrente

Um pagamento recorrente gera uma receita recorrente — e essa é uma das grandes vantagens de implementar o clube de assinaturas. Ao firmar contrato por um determinado período, você terá um melhor controle financeiro, podendo gerenciar melhor o fluxo de caixa, inclusive com elementos concretos para tomada de decisão.

Com uma boa gestão das finanças, você terá poder de negociação junto aos fornecedores e poderá dividir as conquistas também com os clientes, que poderão ser beneficiados por novas políticas de redução e descontos, aumentando, assim, o ticket médio.

O relacionamento com o cliente tende a melhorar quando ele determina a data de vencimento e o que deseja incluir em sua assinatura, evitando desgastes de cobrança por atraso de pagamento ou inadimplência.

Contar com um sistema de pagamento que faça todo o processo e garanta um checkout transparente e seguro pode ser uma boa alternativa para eliminar o trabalho manual e conferir ao negócio a referência de profissionalismo, agilidade e eficiência.

Dentro do contexto, a disponibilização de meios para pagamentoboleto, cartão de crédito, transferências e débito em conta — torna mais interessante fazer parte do clube de assinaturas pela facilidade e versatilidade.

Identificação com a marca

Um cliente fidelizado passa a adotar a sua empresa e a filosofia que ela disseminar no mercado, defendendo os produtos e serviços de forma natural e identificada. Ao se decidir pelo clube de assinaturas, ele fará uma associação por afinidade, qualidade e comodidade.

Sentindo-se satisfeito e acolhido, fará campanha para sua marca e tentará convencer familiares, amigos e colegas a experimentarem os benefícios que ele já usufrui. Inclusive, oferecer descontos por cada indicação convertida em vendas pode reforçar ainda mais sua marca como uma empresa que se preocupa com a experiência de compra do cliente.

Exclusividade

O modelo de clube de assinaturas atua com condições diferenciadas e especiais para o assinante — acesso antecipado a lançamentos, descontos especiais para aquisição de novos produtos, sugestão de combos, trade in de renovação, entre outros.

Não é fácil agradar ao consumidor da atualidade, o qual dispõe de tantos recursos e ofertas do mercado. Há uma gama de produtos e serviços disponíveis para livre escolha. Os preços e produtos podem ser compatíveis, mas a grande diferença se dará pelo atendimento e pela segurança que você demonstrar na gestão de conta e contrato.

Um clube de assinaturas, mais que um modelo de negócios, é a oportunidade que você e sua empresa têm de proporcionar ao cliente uma experiência incrível e com bom custo-benefício. Além disso, as chances de alavancar ainda mais as suas vendas por meio das recomendações nas redes sociais são altas.

Gostou deste post sobre clube de assinaturas e como essa tendência pode ser interessante para o seu negócio? Então, continue a visita em nosso blog e leia o conteúdo “Como fazer uma boa gestão em um negócio com vendas recorrentes”, que poderá ajudar você a se decidir pelo modelo de negócio ideal. Você vai se tornar um especialista no assunto!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagram