Receba conteúdos e novidades da iugu

O checkout transparente é um conceito cada vez mais relevante dentro das estratégias de gestão de empresas que atuam em segmentos de venda online, como marketplace, clubes de assinatura e e-commerces.

Esse termo se refere especificamente ao processo de conclusão de uma compra, incluindo o pagamento e a sua concretização no site de origem, sem o direcionamento do usuário para outro domínio.

checkout transparente é importante pois transmite mais segurança ao consumidor na etapa final da compra, o que impacta diretamente na melhora dos resultados e do índice de vendas.

Como a taxa de abandono de carrinhos ainda é muito grande nas lojas virtuais, os empresários precisam ficar atentos a esse fator, adotando as melhores práticas a fim de garantir credibilidade para o negócio e segurança para o cliente durante o processo da compra.

Neste artigo, você vai conhecer as cinco melhores práticas de checkout transparente para negócios digitais, além de ter acesso às dicas de como aplicá-las à sua empresa.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra!

1. Opte por um sistema de checkout responsivo

O primeiro aspecto que deve ser analisado, quando se fala em segurança na etapa de conclusão de uma compra, é a capacidade do seu negócio de fechar vendas também pelo celular.

A responsividade é um aspecto que deve ser considerado não só nas páginas do site do seu e-commerce, mas também na página de conclusão do processo de compra, ou seja, na página de pagamento.

Com a popularização do uso de smartphones, houve também o aumento de compras via mobile. Em razão dessa mudança de comportamento dos consumidores, é imprescindível que as lojas virtuais estejam prontas para receber, em suas plataformas, clientes que acessem e consigam efetuar o processo de checkout, sem dificuldades ou impedimentos.

Dessa forma, a primeira boa prática de checkout transparente é o investimento em páginas de pagamento responsivas, pois elas garantem segurança e facilitam a navegabilidade dos consumidores. Sendo assim, elas permitem uma experiência positiva para qualquer usuário que visitar o seu site, seja por meio de um computador, um celular ou tablet.

2. Checkout Transparente: Transmita segurança na página de pagamentos

A segunda prática recomendada diz respeito à segurança do cliente na página de pagamentos. Infelizmente, muitas pessoas já sofreram problemas com golpes dados por empresas de fachada que efetuam vendas online, mas não entregam as mercadorias. Essas situações acabam gerando uma preocupação extra nos consumidores, o que é totalmente compreensível.

Por isso, é fundamental que você utilize selos e avisos de segurança em todas as páginas do seu site. Invista no apelo visual a fim de demonstrar que a sua empresa é séria, a loja virtual é segura e que a compra é garantida.

Esse é um critério importante, pois os usuários estão atentos a esse fator e, caso não se sintam seguros, simplesmente, não concluem a compra e vão buscar um site que lhes transmita maior segurança. Usuários que abandonam a compra por falta de segurança não costumam voltar a visitar o site da empresa.

3. Checkout Transparente: Faça testes de conversão

A terceira dica de prática importante para o negócio é a realização de testes de conversão. Você deve ter acesso a métricas que permitam avaliar a taxa de abandono de compra. Essas informações permitem que você avalie possíveis problemas e adote ações que visem o aumento da taxa de conversão.

Oferecer uma experiência de usabilidade, agilidade e navegabilidade são fatores que também impactam na experiência do consumidor, favorecendo os índices de conversão.

Dessa maneira, realizar testes, avaliações constantes e conhecer a fundo as métricas do seu negócio são aspectos que devem ser levados a sério pelo gestor.

4. Implemente o sistema de compra com um clique

O sistema de compra com um clique é uma estratégia já adotada por grandes plataformas, sendo uma excelente maneira de simplificar o processo de checkout e agilizar a experiência do cliente.

Para colocar essa solução em prática, o cliente deve autorizar a empresa a guardar informações sobre o seu cartão, que serão automaticamente acionadas ao clicar na opção de compra com um clique.

Assim, antes de investir nesse sistema, é necessário realizar um estudo a fim de avaliar o perfil do seu público e a aceitação com relação a esse tipo de ação.

A inserção da compra com um clique para consumidores que não estão acostumados com esse tipo de serviço pode gerar compras equivocadas, causando confusão e problemas para a sua empresa. Dessa forma, avalie e só invista caso exista aceitação por parte do cliente.

5. Forneça opção de pagamento preferencial

Por fim, a nossa quinta dica de prática de checkout transparente em negócios online é a possibilidade de oferecer uma opção de pagamento preferencial.

Hoje, entre todas as formas de pagamento online, a mais utilizada pelos brasileiros é o cartão de crédito. Nesse sentido, o gestor deve avaliar qual é a opção de pagamento preferencial do seu cliente, pois, com essa informações em mãos, ele tem a possibilidade de inserir essa alternativa na página de pagamentos.

Isso garante mais agilidade no fluxo de informações do formulário a ser preenchido, agilizando o processo de compra. A ideia é simplificar os passos o máximo possível, tornando a experiência positiva e rápida, mas sempre com segurança.

Como você pôde ver ao longo deste artigo, a chave para um checkout transparente e eficiente está na adoção de práticas e estratégias que visem garantir uma experiência dinâmica e segura para os consumidores.

Além de colocar essas dicas em prática para garantir o checkout transparente no seu negócio, é imprescindível contar com soluções eficientes que visem o aumento da taxa de conversão na página de pagamentos. Para que isso aconteça, invista em uma boa plataforma de gestão e automação de pagamento online.

Gostou deste artigo sobre checkout transparente? Então, clique aqui e conheça melhor essa e outras funcionalidades na plataforma de pagamentos online completa da iugu!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagram