O setor de tecnologia da informação está constantemente em transformação. E para acompanhar as mudanças e se destacar no mercado, os profissionais devem investir em certificações de TI.
As certificações comprovam o estudo e aperfeiçoamento de um assunto, que pode ser algo novo para a sua carreira ou a atualização de um assunto que você já tem conhecimento.
Atualmente, as empresas buscam profissionais com certificações específicas, que comprovem o seu conhecimento em assuntos específicos para um cargo. Por isso você deve investir na sua carreira com uma boa certificação em TI.
Quer saber mais sobre as certificações e como investir na sua carreira de uma forma inteligente? Continue a leitura deste artigo e descubra!
Além de ser um requisito para muitas empresas, a certificação é uma forma de adquirir um novo conhecimento ou se manter atualizado sobre um assunto com o qual você já tem afinidade.
Sendo assim, as certificações em Tecnologia da Informação oferecem as seguintes vantagens para o profissional de TI:
Isso vai depender muito de como está a sua carreira hoje e onde você quer chegar. Isso significa que fazer todas as certificações possíveis não é a melhor estratégia.
Escolha quais cursos têm maior afinidade com os seus objetivos profissionais, quais podem agregar ao seu conhecimento e quais são mais importantes para alcançar um objetivo, como uma promoção ou um novo cargo em outra empresa.
A partir disso, descubra em quais certificações você quer/pode investir no momento e se organize para completar os estudos e realizar as provas.
Com tantas possibilidades de carreiras em tecnologia, escolher as melhores certificações pode ser uma tarefa complicada.
As melhores escolhas terão relação com o seu desenvolvimento profissional e também a infraestrutura do curso.
Por isso, para garantir uma certificação de alto reconhecimento.
Escolha cursos oferecidos por universidades renomadas na área ou empresas especializadas em tecnologia que investem na formação de profissionais de TI, como Microsoft, Google, Meta, IBM, AWS, etc.
Entre os principais assuntos de tecnologia e instituições que oferecem certificações em TI, confira os melhores cursos para investir:
É muito comum que grandes empresas ofereçam certificações gratuitas em TI, além dos programas de mentoria e trilhas de conhecimento.
Porém, cursos mais robustos são geralmente pagos ou ficam dependentes da disponibilidade de bolsas de estudos.
Por isso, se você está começando agora na sua carreira em tecnologia, pode escolher certificações gratuitas de níveis iniciantes.
Entre as principais plataformas e cursos, podemos destacar:
A plataforma de cursos da Microsoft oferece mais de 700 certificações em TI para profissionais iniciantes e intermediários.
Entre as ferramentas utilizadas nos cursos, estão plataformas da própria Microsoft, como Azure, PowerBI, SQL Server e VisualStudio.
Os cursos são gratuitos e um certificado é gerado automaticamente a cada módulo finalizado.
A plataforma educacional EDX é uma iniciativa de diversas universidades a nível mundial, com certificados que geram um valor ainda maior para o seu currículo.
Grande parte dos cursos oferecidos são gratuitos, com certificados por horas de curso.
Entre os assuntos, é possível encontrar certificações em Python, Data Science, Big Data, Linux, AWS e outros assuntos.
O curso de Linguagem R é realizado pela plataforma Coursera, mas ministrado por professores da Johns Hopkins University, uma instituição de ensino superior privada e sem fins lucrativos, situada em Baltimore, Maryland, Estados Unidos.
O certificado do curso é emitido pela universidade e tem aproximadamente 57 horas de duração, dividido em quatro semanas de conteúdo.
A inscrição possibilita o auxílio financeiro estudantil para arcar com os custos do curso.
O Ateliê Digital do Google é a plataforma de cursos online gratuitos do Google, com curta duração sobre dados, marketing digital e qualificação profissional.
Os cursos são oferecidos pelo próprio Google ou por parceiros, como The Open University, IAB Europe, Future Learn e Coursera, sempre de forma gratuita.
O que pode mudar é a emissão do certificado, que em alguns casos pode ser cobrado para receber em casa.
Para isso, alguns dos parceiros, como o Coursera, oferecem auxílios financeiros para arcar com esses custos.
Gostou das dicas e quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre o mercado de tecnologia?
Então, confira nosso artigo sobre como montar um portfólio de programador e invista na sua formação e crescimento profissional em TI.