Receba conteúdos e novidades da iugu

Por questões de comodidade e segurança, muitos consumidores preferem realizar suas compras pela internet, lançando mão do cartão de crédito como meio de pagamento. Essa é uma tendência que muitos lojistas precisam acompanhar de perto, pois, as possibilidades são amplas e devem ser disponibilizadas aos clientes.

Embora os serviços sejam similares, existem diversos tipos de bandeiras de cartões de crédito e, algumas delas, dispõem de características que fazem a diferença em relação às tarifas, ao repasse das vendas e ao número de estabelecimentos autorizados a aceitar dentro e fora do país.

Neste post, vamos ajudar você a entender melhor o que é uma bandeira de cartão de crédito, quais são as mais utilizadas no Brasil, além de outras informações importantes acerca do tema. Acompanhe!

O que é a bandeira de cartão de crédito?

É normal confundir bandeira e operadora do cartão de crédito. É fato que uma não atua desassociada da outra, mas as funções e o objetivo de existência são diferentes e complementares ao mesmo tempo. Ficou confuso? Vamos explicar melhor!

Enquanto a operadora se responsabiliza pelo gerenciamento e administração do cartão, a bandeira serve para operacionalizar o processo de compra e venda. É a operadora quem determina os limites de crédito ao cliente e estabelece as taxas de manutenção.

À operadora cabe também a emissão e o envio da fatura, além de que é ela que mantém o canal de comunicação aberto com o cliente para negociar possíveis situações de inadimplência, cobrança indevida ou, ainda, duplicidade de lançamento.

Bancos como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil fazem a conexão e o vínculo burocrático e financeiro entre o cliente, a operadora que detém a bandeira, e os estabelecimentos que aceitam o pagamento via cartão de crédito.

A bandeira faz a parte social, ou seja, abre caminho para o aceite em diversos tipos de estabelecimentos. Quanto mais popular, mais chances de ser aceita em pequenos e grandes comércios, em qualquer parte do país.

Sob a responsabilidade da operadora da bandeira está o desenvolvimento de tecnologias que permitam a conexão e leitura ágil, a garantia de repasse seguro e sem erros aos estabelecimentos utilizados e a disponibilização de equipamentos (as famosas maquininhas), que podem ser cedidas em comodato ou alugadas com taxas específicas.

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito utilizadas no Brasil?

A Associação das Empresas Brasileiras de Cartão de Crédito e Serviços (ABECS) fez um estudo sistemático do terceiro trimestre de 2018, que analisou os hábitos de consumo e as movimentações desse tipo de serviço. Vale a pena conferir e criar um cenário de atendimento na sua loja baseado nessas informações.

Se por um lado o consumidor se beneficia com as possibilidades de crédito, por outro os estabelecimentos celebram a queda da inadimplência, visto que, quem assume o risco e efetua as cobranças é a operadora do cartão.

Não importa qual é o seu tipo de negócio. Se você tem produtos ou serviços para comercializar, facilitar o recebimento de diversas bandeiras já não é mais um diferencial, e sim uma potente ferramenta de gestão e controle.

A utilização do dinheiro como moeda digital é a principal contribuição das bandeiras de cartões de crédito para a fomentação da economia. Depois de algum tempo dominando o mercado, as bandeiras Visa e Mastercard ganharam concorrência e reforço ao mesmo tempo.

Vamos conhecer em detalhes as bandeiras de cartão de crédito com maior volume de utilização e as particularidades de cada uma delas!

Visa

Essa é uma das mais antigas bandeiras de cartão de crédito. A empresa iniciou as atividades nos Estados Unidos, na década de 50, deu continuidade em 1976, e se transformou em 2007 o Visa Inc., uma empresa global com aceitação em mais de 200 países.

No Brasil a bandeira chegou em 1981 por meio de uma parceria com o Bradesco, que se tornaria, cerca de dez anos depois, o primeiro a oferecer cartões corporativos, com chip e também a versão para débito — Visa Electron.

MasterCard

A MasterCard, também nascida em solo americano, fez duas associações importantes depois do seu surgimento, em 1976. Uma com o Banco Nacional do México e a outra com o Eurocard, na Europa. Logo em seguida alcançou o Japão, África e Austrália. Já na década de 80 chegou à Ásia e América Latina.

A bandeira MasterCard é aceita em 210 países e pode ser utilizada em diversos estabelecimentos comerciais em todo o mundo, graças a uma parceria com cerca de 25 mil instituições financeiras em âmbito global.

Elo

A Elo é uma marca genuinamente brasileira e fruto da tríade financeira entre o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Para que os cartões sejam aceitos em 185 países e 35 milhões de estabelecimentos comerciais, a elo se une com marcas, como a Discover e Diners Club Internacional — o que facilita toda a movimentação no Brasil e no mundo.

American Express

Os Bancos Bradesco e do Brasil são responsáveis pela emissão do cartão em território nacional. A bandeira americana é seletiva e abrange a maior parte dos clientes com poder de compra elevado e alta renda. Pode ser adquirido por pessoas com renda mais baixa, mas o limite de crédito acompanha essa realidade.

São mais de um milhão de estabelecimentos no Brasil e cerca de treze milhões no exterior. O Amex, como é conhecido, estabeleceu parceria com a Cielo, em 2010, para ampliar ainda mais o poder de acesso a estabelecimentos brasileiros, tornando a bandeira ainda mais popular.

Discover Network

A Discover Network não está presente no Brasil, mas exerce papel fundamental nas atividades de outras bandeiras, como a Elo. A parceria permite que a bandeira brasileira tenha um alcance muito superior no exterior, graças ao número de estabelecimentos que aceitam a americana.

O brasileiro aderiu bem à utilização do cartão de crédito como moeda digital para efetuar suas transações comerciais. Sendo assim, os estabelecimentos que atuam com e-commerce, marketplace ou tenha suas vendas realizadas por meio online precisam se adequar e facilitar cada vez mais as compras dos clientes. Afinal, são mais de 50 milhões de usuários brasileiros e diversas bandeiras de cartões de crédito.

Nesse sentido, uma boa dica é procurar por um parceiro que disponibilize um sistema integrado de pagamento e faça a gestão automatizada de todas as transações. A distribuição dos valores e repasses de comissionamentos de maneira correta diminui a margem de erros e facilita as operações, principalmente, em caso de compras parceladas.

Gostou deste post com informações sobre as bandeiras de cartões de crédito? Então aproveite para conhecer as soluções da iugu, que facilitam o pagamento dos seus clientes e garantem a segurança das transações.

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Siga a iugu nas redes sociais
Assine nossa newsletter
Logo da iugu, infraestrutura para automação financeira
Plataforma para automação financeira,
gestão de assinaturas e marketplace.
Av. Paulista, nº 1048, 5° andar. São Paulo - SP.
Ouvidoria
Estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Falou com a gente, mas ainda não resolveu o seu caso? A Ouvidoria precisa saber disso.
De segunda a sexta, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h (exceto feriados)
0800 887 0918
E-mail
ouvidoria@iugu.com
Integrações
API iuguPlug-in para WooCommercePlug-in para MagentoPlug-in para PrestashopPlug-in para OpenCartPlug-in para WHMCS
Empresa
Sobre a iuguTrabalhe conoscoExpediente
AcademiaBlog iugu
Planosiugu Basiciugu Businessiugu Professionaliugu marketplaceCartão iuguMaquininha
Ajuda
Ajuda e suporteLista de funcionalidadesAtualizaçõesContratoResquisitos para abertura de contaProdutos e serviços proíbidos
Copyright © 2019 iugu. Todos os direitos reservados. |
CNPJ: 15.111.975/0001-64
Politica de privacidadeTermos de serviço
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagramarrow-right