Receba conteúdos e novidades da iugu

Por mais que a tecnologia esteja avançada e inovadora, fazer compras pela internet ainda gera desconfiança em muitos consumidores, que têm receio de informar os dados pessoais na criação do cadastro. Com isso, você já pensou em como vai proteger a sua loja de possíveis fraudes durante a Black Friday?

Esse é um evento de grande demanda e alto volume de vendas. Com o crescimento das lojas online, a próxima edição tende a ter ainda mais procura pela facilidade e agilidade na hora de efetivar as compras.

Se você está se preparando para participar da Black Friday com um catálogo completo de produtos e espera vender em grande escala, neste post, vai conferir 6 dicas importantes de como se prevenir e proteger sua loja virtual de possíveis fraudes. Acompanhe!

Por que proteger a loja virtual de fraudes é tão importante?

Quando o consumidor opta por realizar suas compras em ambiente virtual, é porque deseja ter o mínimo de dificuldades, o que inclui passear pelo shopping repleto de produtos e ofertas, sem sair de casa.

Ele poderá fazer isso a qualquer hora do dia ou da noite, e realizar seus pagamentos sem precisar se preocupar com horário bancário ou filas do caixa e da entrega. O consumidor da atualidade prima pelo conforto, pela segurança e pela praticidade.

É aí que deve entrar a sua preocupação com a experiência de compra do consumidor, pois ela deve ser agradável o suficiente para deixá-lo seguro e satisfeito. Esse sentimento será fundamental na efetivação da compra e geração da fidelidade em aquisições futuras.

Que estratégias podem ser utilizadas durante a Black Friday?

Confira as nossas 6 dicas de como você pode se preparar melhor para a Black Friday com garantias de um bom atendimento, ao mesmo tempo em que evita transtornos para ambas as partes (consumidor e loja), como fraudes ou ações mal-intencionadas!

1. Não confie cegamente no cadastro dos clientes

Esse é um método válido, mas não deve ser aplicado sozinho, pois corre o risco de causar prejuízos e transtornos se os dados de consumidores idôneos forem inseridos com o intuito de efetuar compras fraudulentas.

A facilidade de se obter dados das mais diversas pessoas na atualidade facilita a ação criminosa de tentativa e erro para finalizar as aquisições em nome de terceiros. A triangulação de dados, que tem por objetivo a coleta e o cruzamento de informações, pode não ser suficiente e, por isso, é recomendável que você lance mão de estratégias conjuntas.

2. Estude o comportamento de compra e navegação

O consumidor da atualidade, sempre antenado e exigente, gosta de pesquisar bastante antes de comprar. Por isso, você conseguirá rastrear seus desejos e suas intenções, demonstrando um comportamento de interesse e barganha.

Quando um potencial cliente entrar em uma loja virtual e tentar realizar uma compra sem muita pesquisa, histórico de consulta em outros sites ou aquela pausa antes da finalização — que, dependendo do preço, sugere reflexão quanto a um alto valor —, a loja deve desconfiar desse comportamento.

A Black Friday, por essência, incentiva a pesquisa por preços mais baixos em promoções que atendam ao desejo de compra do consumidor — e ele deixa rastros de suas buscas pelos sites que visita. Se há um comportamento diferente, é importante que você esteja atento a esses sinais.

3. Preste atenção aos testadores de cartão

Se perceber um comportamento estranho de pequenas compras em um curto espaço de tempo, sua loja pode estar sendo vítima dos chamados “testadores de cartão”. Os cartões clonados ou obtidos dentro da ilegalidade precisam ser testados para saber se estão aptos às compras.

Quando encontram uma loja virtual vulnerável, realizam diversas transações até conseguir alto volume de compras. Provavelmente, essa é uma ação fraudulenta de tentativa de adquirir produtos a preços menores durante a Black Friday para revenda posterior a preço normal.

Se perceber algo suspeito, é recomendável entrar em contato com as operadoras de cartão para tentar rastrear o comportamento do usuário e a autenticidade do cartão.

4. Invista em uma boa infraestrutura da loja virtual

Para participar da Black Friday de forma intensa e competitiva, o site da sua loja precisa oferecer suporte ao usuário para que a experiência seja positiva, agradável e segura. Durante esse período, o número de pessoas visitando sua loja será bem superior aos dias normais, e isso pode acarretar falhas sistêmicas.

Antecipe-se à demanda e cuide para que a infraestrutura seja adequada ao padrão do serviço que a sua loja deseja oferecer. Essa estratégia pode garantir maior permanência no site e conversões satisfatórias, aumentando, inclusive, o ticket médio.

5. Vá além do cruzamento de informações para confirmar autenticidade

Muitos consumidores são idôneos, e, quando visitam uma loja virtual, normalmente estão em busca de algo necessário e dispostos a comprar. No período da Black Friday, no entanto, com um volume grande de acessos e uso indiscriminado de cartões de crédito, ir além do cruzamento trivial de informações é praticamente uma obrigação da sua loja.

6. Aposte no uso de um sistema de cobrança pontual e recorrente

Um bom sistema de cobrança será seu grande aliado durante a Black Friday, pois ele oferece a segurança para realizar as transações dentro do ambiente virtual. Você pode contratar um serviço com sistema antifraude já incluso e ter a certeza de que poderá contar com uma ferramenta que contemple um checkout transparente e ágil.

O sistema de cobrança recorrente disponibiliza meios de pagamentoboleto, cartão de crédito, transferência, depósito bancário — ao consumidor e acompanha o processo até a efetivação, o que garante o recebimento pela sua loja.

iugu é uma empresa que tem, como missão, simplificar os processos financeiros dos clientes e aumentar sua produtividade. Para isso, atua com uma API robusta e como facilitadora de empresas que atuam em negócios como e-commerce, marketplace ou de cobrança recorrente e desejam alavancar suas vendas e potencializar os negócios online, com um bom sistema de pagamento.

Como vimos, com algumas atitudes simples, você ajuda a proteger a sua loja virtual de ações fraudulentas durante o período da Black Friday. Seguindo as dicas que elencamos acima, será possível aproveitar o aumento das vendas com muito mais cuidado e segurança!

E se você deseja contar com um parceiro experiente para ajudar a proteger a sua loja de possíveis fraudes e otimizar suas vendas e entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a alavancar o seu faturamento sem correr riscos de prejuízos. Ficaremos contentes em contribuir com o seu sucesso!

Fale hoje com um especialista iugu e entenda como podemos ajudar a potencializar o seu negócio
Painel de controleContato comercialSeja um parceiro
Produto
CobrançasMarketplacePlanos
Informações
DocumentaçãoCentral do desenvolvedorAjuda e suporteBlogStatus do serviço
closefacebook-squarelinkedin-squaretwitterbarsinstagram