O ensino foi uma das áreas mais impactadas pela pandemia de COVID-19 e pela aceleração da transformação digital. Para quem empreende no setor, as oportunidades de negócios são promissoras, e as principais tendências para a educação em 2023 apontam para caminhos cada vez mais disruptivos.
Isso porque, apesar de o ensino tradicional ter sido duramente afetado, as startups de educação, conhecidas como edtechs, tiveram um crescimento exponencial, e têm ajudado a construir uma educação mais democrática e inclusiva.
Com o crescimento do setor, a expectativa é que a educação tradicional seja reformulada e se adapte a um contexto tecnológico e alunos mais ávidos por inovação.
Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura do conteúdo e saiba mais.
Que tal ouvir esse conteúdo?
O Brasil é um terreno fértil para a inovação. E isso se reflete na quantidade de startups que existem hoje no país.
No setor da educação, por exemplo, existem 813 edtechs ativas, de acordo com o Mapeamento Edtech 2022, feito pela Abstartups.
Segundo o relatório, houve um aumento de 44% no número de empresas desse tipo.
Além disso, as projeções para o setor são mais otimistas para os próximos anos. De acordo com o Distrito Report, as edtechs devem movimentar, globalmente, mais de US $350 bilhões até 2025.
Por isso, cada vez, as instituições de ensino estão se adequando e modernizando seu plano educacional, utilizando a tecnologia para educar crianças, jovens e adultos.
Como vimos ao longo do texto, o mercado da educação, e, especialmente, das edtechs, têm perspectivas animadoras para o futuro. Veja quais são as principais tendências para a educação em 2023.
A cultura lifelong learning, que promove o aprendizado contínuo ao longo da vida, tem ganhado cada vez mais adeptos.
Uma pesquisa da Pew Research Center revelou que 73% dos americanos se consideram lifelong learners.
Aos poucos, essa tendência começa a despontar por aqui, e cada vez mais pessoas têm demonstrado interesse em continuar seus estudos por meio do upskilling e reskilling.
Enquanto o upskilling pretende o aprimoramento de habilidades e competências, o reskilling procura a requalificação profissional em uma nova área.
Herança da pandemia, a educação híbrida mostrou veio para ficar, e continuará como uma tendência para a educação em 2023.
Mesclando o ensino presencial com o online por meio de tecnologias, a educação híbrida permite mais autonomia ao estudante, além de auxiliar na otimização da rotina.
Com a acelerada digitalização da educação, a personalização do estudo ganhará ainda mais força em 2023.
Esse processo leva em conta interesses, ritmo e dificuldades de cada aluno. Dessa forma, a ideia é o desenvolvimento do potencial de cada um. Assim pode-se aprimorar o potencial individual de cada um.
Para além do conhecimento formal, adquirido em escolas, cursos e universidades, o mercado de trabalho tem cada vez mais valorizado as soft skills.
Elas nada mais são do que um conjunto de habilidades sociais e inteligência emocional que tem atraído a atenção de recrutadores. Sendo assim, é uma tendência que deve continuar no futuro e aparece como uma excelente oportunidade para edtechs.
Considerada uma parente do e-learning, o microlearning é uma abordagem de educação que prioriza o ensino a partir de porções menores de conteúdo.
Na prática, isso significa que os conteúdos são menores, mais digitais e voltados às necessidades específicas do aluno, levando em conta as limitações de retenção das informações.
Ao longo do artigo, você ficou por dentro das principais tendências para a educação em 2023.
E, como vimos, a tecnologia continuará desempenhando um papel decisivo para o desenvolvimento do setor.
E para continuar entregando inovação na sua edtech, é preciso contar com as parcerias certas.
Na iugu, você encontra uma solução completa de pagamentos que otimizam a gestão do seu financeiro.
Além de diferentes meios de pagamento, você conta com uma API completa, didática e bem documentada para integrar ao seu negócio.
Quer saber como a iugu pode potencializar o financeiro da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano certo.