Soluções financeiras: a automação de recebimentos protegendo seu negócio!

Escrito em 28 de Junho de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Manter um bom controle financeiro, com planejamento e organização, é obrigatório para negócios de qualquer segmento. Para que a empresa consiga se manter de forma sustentável em meio às variações de mercado, contar com soluções financeiras eficientes é fundamental para a segurança.

Se preferir, escute este conteúdo!

Com as soluções financeiras é possível automatizar diversos processos, sendo uma ótima maneira de escalar o negócio e elevar o patamar do empreendimento, além de protegê-lo contra problemas financeiros.

Se você quer descobrir como funciona o universo das soluções financeiras e como a automatização pode impulsionar o seu negócio, continue a leitura deste artigo e fique por dentro do assunto!

O que são e qual a importância das soluções financeiras?

As soluções financeiras são produtos e serviços pensados para atender às necessidades das empresas na gestão financeira, ajudando também a resolver casos em que existe alguma falha de organização ou problema nessa área. 

Atualmente, existem diversos tipos de soluções financeiras no mercado, destinadas a todo tipo de demanda. É bem provável que você já tenha visto serviços desse tipo ofertados por bancos, fintechs ou outras instituições financeiras. 

Isso porque, com o avanço das tecnologias digitais, a automação financeira tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Afinal, essas soluções são capazes de melhorar o desempenho do negócio e fazer com que ele se destaque no mercado.

Basicamente, a automação da área financeira é feita com base no emprego de ferramentas digitais que são capazes de extrair e armazenar todos os dados financeiros de uma organização. 

Assim, elas conseguem substituir as tarefas manuais e simplificar os processos, otimizando o tempo e a força de trabalho que costuma ser utilizada no processo de gestão financeira.

As soluções financeiras também ajudam a realizar um gerenciamento mais eficaz da carteira de clientes da empresa, mantendo seus dados e histórico financeiro armazenados e de fácil acesso. Isso tende a facilitar os procedimentos de cobrança e a concessão de crédito, por exemplo.

Isso porque, fazer as cobranças de dívidas de forma manual, localizando e contatando o devedor diretamente, sem que haja uma estratégia definida, torna esse processo lento e ineficaz. Isso tem impacto direto na receita da empresa, já que, quanto mais efetivo for esse processo, maiores as chances de ter sucesso na coleta do débito e de reduzir a inadimplência.

E se eu optar por não contar com soluções financeiras?

Não é incomum que gestores e empresários fiquem com algum receio na hora de contratar soluções financeiras para o seu negócio. Afinal, muita gente tende a ficar “com um pé atrás” na hora de implementar alguma mudança nos processos internos. 

Porém, a automação financeira surge, na verdade, como mitigadora de riscos, que protege a empresa contra problemas fiscais e financeiros. 

Quando os processos são feitos de forma manual, é muito mais comum acontecerem erros que podem prejudicar o negócio, gerando multas ou fazendo com que as finanças fiquem desequilibradas. Além disso, pode haver redução nos lucros, fazendo com que o negócio se torne insustentável e desinteressante para possíveis investidores.

Em último caso, é possível que a desorganização na gestão financeira possa levar, até mesmo, à falência do negócio.

Por essa razão, as soluções financeiras protegem os empreendimentos, e têm impacto direto nos resultados e na sua evolução.

Principais tipos de soluções financeiras

Confira abaixo quais são as principais soluções financeiras disponíveis no mercado para o seu negócio:

1. Planejamento financeiro

As ferramentas de planejamento financeiro são, com certeza, uma das soluções mais conhecidas. Elas garantem que as despesas e os rendimentos da empresa fiquem sempre organizados de forma automatizada. Assim, evita-se que algum valor gasto ou recebido fique fora das planilhas e desequilibre as contas do negócio. 

Além disso, ter um planejamento financeiro ajuda a validar metas e permite que a empresa planeje os próximos passos de expansão das atividades e crescimento para o futuro. 

Em geral, essas ferramentas são conectadas às contas da instituição para que o controle seja automaticamente atualizado, e os dados, disponibilizados por meio de relatórios ou de uma plataforma própria. 

2. Conciliação de dívidas

Outra solução financeira bastante importante é a conciliação de dívidas. Essa funcionalidade é utilizada para negociar e gerenciar dívidas, especialmente as mais antigas e mais altas.

Na prática, a conciliação consiste em utilizar um serviço de automação para acabar com dívidas, unificando todos os débitos em um. Em geral, é feito um empréstimo e um gerenciamento inteligente da ferramenta para cobrir o valor devido, evitando que a situação de dívida se prolongue e atrapalhe os negócios da empresa. 

3. Gestão de gastos

Utiliza-se com bastante frequência o corte de gastos, que consiste em buscar formas de diminuir os gastos do negócio de forma gradual ou mesmo imediata. 

O objetivo aqui é manter o orçamento da empresa sob controle e garantir que sempre haja dinheiro em caixa para cobrir as despesas e fazer novos investimentos. Além disso, essa é uma solução essencial para empreendimentos que estão no vermelho e precisam reduzir os gastos para entrar em equilíbrio. 

O papel das ferramentas de automação, nesse caso, é possibilitar separar quais despesas são obrigatórias e essenciais, e encontrar os pontos de gastos não necessários que podem ser reduzidos ou eliminados.  

4. Empréstimo e Crédito

O crédito financeiro pode se revelar uma grande armadilha para muitas empresas devido às elevadas taxas de juros que são cobradas.

Porém, já não é preciso passar por esse problema. Hoje em dia, já existem soluções financeiras pensadas especialmente para que os negócios possam fazer a contratação de um serviço especial de crédito empresarial, com condições melhores que as praticadas no mercado geral.

O primeiro serviço consiste no fornecimento de condições e garantias feitas para que o seu negócio saia do papel. Se você precisa decolar com a sua ideia, essa é a chance.

5. Automatização de recebíveis

A inadimplência dos consumidores é um problema que afeta a maior parte das empresas brasileiras. 

Para se ter uma ideia, cerca de 61,4 milhões de pessoas no país estavam com dívidas atrasadas ou negativadas em 2020, número que representa cerca de 40% da população, de acordo com dados da Serasa Experian

Isso tem um impacto direto no fluxo de caixa das empresas, já que a inadimplência dos compradores compromete todo o controle financeiro de um negócio. 

Afinal, sem recursos, a gestão acaba enfrentando uma série de desafios, a exemplo da dificuldade em honrar com suas obrigações de pagamentos com fornecedores e colaboradores, sendo por vezes necessário até mesmo recorrer a empréstimos. 

Em geral, muitos negócios ainda utilizam sistemas de cobranças feitos manualmente, o que aumenta a possibilidade de erros e faz com que essa tarefa demore muito mais tempo para ser realizada. 

Quando uma empresa adota uma ferramenta tecnológica para fazer a automatização de recebíveis, esse processo passa a ser realizado de forma muito mais rápida e eficaz.

Para isso, você pode contar com a iugu! Referência no mercado, a empresa disponibiliza funcionalidades de última geração pensadas para que você possa estruturar e gerenciar a operação financeira do seu negócio como um todo, permitindo a organização completa do seu processo de cobrança de inadimplência de ponta a ponta.

Veja mais no nosso vídeo:

Então, automatizar processos contribui com as minhas finanças? 

Como você pôde perceber, ao contar com soluções financeiras automatizadas, você gera mais eficiência, simplificação e rapidez nos processos da sua empresa, reduzindo os erros manuais e diminuindo os riscos de inadimplência e os esforços operacionais que geram gastos elevados.

Ou seja, investir em automação financeira tem um excelente custo-benefício, já que, com uma única solução, você faz a gestão das rotinas financeiras da empresa de forma muito mais ágil e inteligente, podendo acessar todos os status de cobranças e pagamentos em um único lugar e alcançando mais equilíbrio nas finanças do empreendimento.

Vale ressaltar também que, por meio de um sistema integrado, é possível criar uma régua de cobranças totalmente automatizada que envie alertas de vencimento, o que ajuda a evitar os pequenos atrasos nos pagamentos que possam prejudicar as finanças da empresa no fim do mês.

Isso visa a garantir a qualidade do serviço prestado e a competência técnica da empresa, além de oferecer opções mais personalizadas de acordo com o perfil de cada cliente.

Tudo isso faz com que o seu negócio consiga focar no que realmente importa, diminua as perdas e aumente as vendas. Quer saber mais sobre o assunto e revolucionar a forma como a gestão financeira é feita na sua empresa? Acesse o site da iugu e conheça a nossa solução de automação financeira!

 

Posts relacionados

mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento
mão de cliente segurando celular e fazendo um pix automático